O Marketing é uma das principais atividades de um negócio. Essa área é responsável por criar estratégias assertivas que conectem a empresa ao público-alvo. Mas, para que isso ocorra, é preciso que as empresas invistam esforços financeiros, o que muitas vezes não é possível.
O que é uma Agência de Marketing?
As agências de marketing são responsáveis por gerenciar as atividades de marketing de seus respectivos clientes, com o único intuito de aumentar as vendas, atrair cada vez mais consumidores, fortalecer o branding e gerar valor no mercado.
O trabalho dessas agências abrangem os famosos 4P’s do Marketing - Preço, Produto, Praça e Promoção - e a grande maioria das atividades de planejamento, execução e monitoramento que eles envolvem. Na maioria das vezes, elas se especializam em apenas uma área do marketing que pode ser:
- - Marketing digital;
- - Inbound Marketing;
- - Marketing de produto;
- - Trade Marketing;
- - Endomarketing;
Serviços oferecidos por uma Agência de Marketing
Note que as atividades que uma agência de marketing oferece vão muito além de só criar anúncios ou perfis nas redes sociais. Essas atividades são de extrema importância, confira as 3 principais:
- Planejamento de marketing
- Segmentação de mercado
- Criação e gestão de campanhas
Antes de definir qualquer estratégia para o cliente, é preciso planejar. Ou seja, analisar dados, traçar objetivos e metas, definir prazos e estabelecer estratégias assertivas para alcançar os resultados almejados.
Este planejamento envolve pesquisa de mercado, diagnóstico da empresa e a projeção de estratégias para definir as estratégias certas.
No planejamento, a segmentação é essencial. Através da pesquisa e análise de mercado, a agência é capaz de segmentar os públicos, levando em consideração as características em comum e por fim, definir o público-alvo do negócio.
Através da definição do público-alvo, é possível desenvolver campanhas de marketing eficientes. É a partir daqui que são definidas as estratégias dos 4P’s do marketing para o público-alvo da empresa.
Além de oferecerem uma maior diversidade de serviços como:
- Desenvolvimento de sites;
- SEO, Ads e Analyctics;
- Consultoria digital;
- Criação de conteúdo;
- Criação de identidade visual;
Por que devo contratar uma agência de marketing?
Veja a seguir os principais benefícios dessa parceria:
- Serviço especializado
- Crescimento da empresa
- Melhor gerenciamento
Os profissionais da agência de marketing são especialistas em suas áreas de atuação: conteúdo, performance, SEO, design, análise de dados e muitos outros. Eles possuem conhecimento, experiência e estão sempre atualizados sobre as últimas tendências.
O trabalho da agência é focado nos resultados. Sua missão é contribuir para que o cliente alcance seus objetivos estratégicos e as metas de faturamento. Todo o trabalho é voltado para crescimento da empresa.
Ao contratar uma agência de marketing, automaticamente os serviços passam a ser terceirizados para profissionais que entendem do assunto e são mais eficientes. Enquanto isso, a empresa tem tempo livre para gerenciar os negócios e as atividades.
Qual o momento ideal para contratar uma Agência de Marketing?
Contratar uma agência, é uma decisão importante, que precisa ser tomada com cuidado. Portanto, avalie bem as necessidades e a situação do seu negócio antes de buscar por uma.
A necessidade de contratar uma agência fica em evidência no momento em que os resultados da empresa não são satisfatórios. É necessário divulgar o negócio, estimular vendas, atrair clientes, com uma equipe de fato eficiente.
Dificilmente será possível criar uma equipe completa com todas as especialidades do marketing que os profissionais de uma agência oferecem. Internalizar o marketing exige investimentos e treinamentos que talvez o seu negócio não seja capaz de realizar. Mesmo com uma equipe muito competente, tais dificuldades podem afetar os resultados.
O momento ideal de contratar uma empresa de marketing também tem a ver com o nível de maturidade do seu negócio. Ter um parceiro não significa entregar todas as atividades do marketing a ele. Até porque, um bom trabalho acontece quando há uma interlocução positiva entre agência e cliente.
Agora que você já sabe qual o momento ideal para contratar uma Agência de Marketing, acesse nosso site e confira os serviços que oferecemos pra você.