Acredite, mais de 90% das experiências do público online começa com pesquisas e ter uma boa estratégia de SEO pode levar o site do seu negócio a outro patamar!
O SEO nada mais é que um processo de otimização do seu site e motores de buscas para que tenham preferências, colocando as páginas no topo dos resultados para a busca de determinada palavra-chave.
Todo o processo de SEO é gerido por três tipos de agentes:
- I. Mecanismos de busca, sendo que quase 90% são do Google, em sua maioria;
- II. Você mesmo, realizando a otimização dele;
- III. O usuário realizando a pesquisa;
Sendo assim, para se ter uma boa estratégia de SEO é muito importante lembrar de alguns públicos: Google e o público. Saiba que se você fizer SEO pensando apenas no Google, estará automaticamente dando um tiro no pé, visto que o próprio Google adaptou sua plataforma para o "gosto" dos internautas. Ou seja, a própria plataforma entrega somente os conteúdos mais relevantes, de acordo com o histórico de pesquisa de cada um.
A mágica do SEO é mais ou menos assim: se você tem um artigo de como funciona a estratégia de Inbound Marketing, obviamente você vai querer que o Google o mostre entre os melhores resultados para todos aqueles que buscarem por "inbound marketing". Por meio do SEO você deverá trabalhar arduamente para que o seu artigo seja incluído entre os mais relevantes pela plataforma do Google, sempre que alguém buscar por aquela determinada palavra-chave.
Como o Google e o SEO atuam?
Inicialmente os buscadores rastreiam o conteúdo na internet. Os responsáveis por essa tarefa são os chamados robôs, ou no caso do Google, chamados de Googlebot. Esses utilizam uma busca diferente dos caminhos comuns que os links apontam, buscando novas páginas e novos conteúdos, além de novas atualizações.
Logo depois as páginas passam a ser indexadas, ou seja, passam a ir para o chamado índice de buscador que funcionam como se fosse uma grande livraria de conteúdos da internet. Nesse lugar ficam organizadas as páginas com todas as informações que foram coletadas durante o rastreamento, como as principais palavras-chave, por exemplo.
Esses processos, de indexação e rastreamento, acontecem o tempo todo. No entanto, as ordens em que eles vão aparecer no momento de busca dos usuários, só será definido no momento do rankeamento. Esse rankeamento acontece todas as vezes que um usuário realiza uma pesquisa e é aqui que vai ter todos os resultados do SEO.
Ele vai seguir a regra da palavra-chave. Ou seja, de acordo com a palavra-chave que o usuário utiliza no momento da pesquisa, o Google vasculha de forma rápida e eficiente, em busca de páginas que coincidam com os termos buscados e, de fato, tirem a sua dúvida. Essa classificação se dá de acordo com a melhor correspondência da palavra-chave, juntamente com diversos fatores de rankeamento que compõem o algoritmo de buscas.
O maior objetivo dele é oferecer a melhor experiência aos usuários e, consequentemente, melhorar o posicionamento da página nos buscadores, como o Google, por exemplo.
Agora que você já sabe como funciona a técnica de SEO no marketing digital, fale conosco e agende uma reunião, nossa equipe é capacitada e está pronta para alavancar sua empresa através do Google e outros buscadores digitais.