Você sabe qual a grande diferença entre um marketing eficiente e um que não gera resultados?! O direcionamento! No Marketing há duas ferramentas para ter um direcionamento assertivo: o público-alvo e a persona, e cada uma tem suas características e aplicações ideais.
Hoje, vamos falar sobre as principais diferenças entre público-alvo e persona, sua importância e as melhores formas de aplicá-las em seu negócio!
O que é público-alvo?
Público-alvo é um termo muito conhecido no meio do marketing e das comunicações empresariais. Nada mais é que: a definição social, demográfica e econômica de quem vai consumir o seu produto. É importante destacar que o público-alvo está diretamente ligado aos serviços e produtos que você oferece e consequentemente, é aquele que trará lucro para sua empresa.
Quanto mais informações você dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de você entender seus desejos e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois terá a chance de criar estratégias direcionadas e assertivas, diminuindo as chances de erros. Isso inclui dados como:
- - Estado civil;
- - Formação;
- - Hábitos de compra;
- - Idade;
- - Profissão;
- - Classe social;
- - Poder aquisitivo;
- - Região do país;
Qual a importância do Público-Alvo?
Através do público-alvo você entenderá quem e qual é o foco da sua empresa, para qual fatia da população você deve criar uma comunicação assertiva e com base nisso, criar um bom argumento de venda.
Ao definir seu público-alvo, você elimina uma grande quantia de pessoas que possivelmente seriam impactadas por anúncios, sem possuírem interesse naquele conteúdo. Assim, você consegue otimizar o investimento da empresa e direcionar seu trabalho para atingir aquela parcela da população que realmente tem interesse em seu negócio e nos produtos que você está oferecendo.
Vantagens de ter um público-alvo bem definido:
- - Melhora a identidade da sua empresa;
- - Saber o melhor conteúdo para produzir;
- - Pensar nas melhores alterações e melhorias do produto;
- - Identificar os melhores canais e eventos para criar;
- - Nome fictício (para facilitar a conexão empresa – cliente);
- - Profissão;
- - Hábitos de compra;
- - Estilo de vida;
- - Hobbies e valores;
- - Breve história sobre o dia a dia da persona;
- - Melhor linguagem;
- - Em quais redes sociais investir em anúncios;
- - Quais assuntos abordar;
- - Melhores momentos para ofertar um produto;
- - Palavras-chave podendo trabalhar melhor o SEO da empresa;
- - Formato de conteúdo ideal;
O que é persona?
Em uma sociedade cada vez mais digital e sem tempo, surgiu a necessidade de produzir estratégias menos massivas, segmentadas e mais atrativas para que as empresas pudessem fidelizar clientes a sua marca através das mídias sociais. Com isso, nasceu o conceito de persona.
Se no público-alvo temos dezenas de perfis consumidores diferentes, pode-se dizer que persona é o retrato do cliente ideal para sua empresa. São personagens semifictícios que reúnem todas as características que um cliente ideal deve ter.
Para definir uma persona, é preciso fazer um trabalho mais minucioso de pesquisa para entender também características um pouco mais subjetivas do cliente. Uma persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente.
Além das características já abordadas no público-alvo, na persona, você encontra:
Vantagens de criar uma persona para seu negócio
Além de oferecer um direcionamento específico para a sua equipe de marketing, a persona fornece insights e informações para melhorar seu negócio, como:
Saiba a diferença entre público-alvo e persona
Enquanto o público-alvo traz informações gerais sobre seu cliente ideal. A persona traz um maior nível de detalhes, além de ajudar a sua equipe de marketing a criar mais empatia, visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas. Ela é uma das ferramentas mais expressivas para o seu negócio, por aperfeiçoar o público-alvo e, muito útil para conquistar a atenção de potenciais clientes e fidelizar os atuais. Uma persona torna a empresa mais humanizada e o atendimento mais próximo das pessoas.