Se você estuda ou já estudou marketing, com certeza já ouviu falar nos famosos 4P's, não é mesmo? Esse conceito tornou-se popular em 1950 por Neil Borden e, posteriormente, o autor Philip Kotler divulgou a teoria mundialmente.

Também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing, os 4P's são tipos de bases que estruturam as estratégias de marketing com o objetivo de garantir o crescimento significativo das empresas.

Nesse artigo, vamos descobrir e entender juntos o que são os 4P's de Marketing e como eles podem impactar, se usados corretamente, de forma positiva os negócios.

Quais são os significados dos 4P's de Marketing?

Os 4P's nada mais são que: Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles são chamados dessa forma por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as diversidades de ofertas que as empresas fazem ao público-alvo com o intuito de alcançar seus objetivos de Marketing.

De acordo Philip Kotler, responsável por popularizar esse conceito, os 4P's são variáveis controláveis pelas empresas. Isso quer dizer que podem ser decididas internamente, no momento do planejamento e conforme os objetivos de marketing, influenciando assim, as respostas de seus consumidores e clientes.

É bom lembrar também que os 4P's são variáveis interdependentes, visto que uma influencia e depende da outra para resultados assertivos. Por isso, elas precisam ser planejadas conjuntamente para que estejam sempre alinhadas e provoquem uma percepção única e relevante sobre a marca ou negócio.

Veja abaixo o que cada P significa exatamente:

  • Produto
  • Um dos componentes mais fundamentais dos 4Ps do marketing é o PRODUTO. Afinal, sem um produto, é impossível vender ou divulgar.

    E, acredite, o "produto" aqui não se refere somente a algo material, mas também a ideias, serviços e até mesmo as características do seu negócio. É preciso entender que um Mix de Produtos nada mais é que um conjunto de mercadorias e serviços oferecidos por uma determinada empresa.

    Pense em seu mix de produtos a partir de algumas perguntas, como:

    • - Qual o objetivo do produto? Ele promete e realmente resolve algum problema?
    • - É um produto digital ou físico? Qual seu tamanho, formato, etc.?
    • - Qual o nome do produto e como ele se relaciona com a marca da empresa?
    • - A que tipo de pessoa o produto se destina?
  • Preço
  • O preço é o valor que o cliente deve pagar pelo produto que você está vendendo. Ou seja, é a receita da empresa que será seu próprio sustento.

    Para definir corretamente qual será o preço do seu produto, é preciso entender a estratégia. Inicialmente seu cliente deve estar disposto a pagar o valor estipulado, caso contrário, a sua empresa não conseguirá lucrar. Para além disso, o valor deverá estar diretamente ligado ao custo-benefício e a qualidade.

    Sendo assim, se você deseja vender um produto por um preço mais alto, é preciso deixar claro para o seu público-alvo que os benefícios gerados por ele compensará o investimento feito.

    Veja alguns fatores que precisam ser considerados para definir o preço:

    • - Descontos;
    • - Política de crédito;
    • - Métodos de precificação e estratégias;
    • - Período de pagamento;
  • Praça
  • Aqui, a palavra PRAÇA significa o local onde o produto será comercializado e quais canais de distribuição serão usados para que o produto chegue até o consumidor final. Por exemplo, lojas grandes como Magazine Luiza, distribuem seus produtos tanto de forma online (através do E-commerce) quanto para lojas físicas.

    O aumento do seu lucro dependerá muito da praça. Isso porque quanto mais rápido seu produto chegar até o consumidor, mais satisfeito ele se sentirá e, consequentemente, mais fiel se tornará. Ou seja, mais chances do cliente voltar a fechar negócio com você, pois ele estará fidelizado à sua marca.

    Veja alguns elementos que, quando juntos, formam um bom mix de distribuição:

    • - Transporte;
    • - Pontos de vendas e canais de distribuições;
    • - Controle de Inventário;
    • - Manuseio dos Produtos;
    • - Processamento de Pedidos;
  • Promoção
  • Por fim, mas não menos importante, temos a promoção. A promoção aqui não está ligada a liquidações e ofertas diretas, mas sim ao ato de promover o seu produto ou mesmo a sua marca. Seu objetivo é persuadir, convencer, o consumidor até que ele efetue a compra.

    É possível fazer isso propagando uma mensagem por meio de uma linguagem que atinja seu público-alvo com eficiência e sucesso. Nesse contexto, entram outras estratégias de Marketing como: outbound marketing, inbound marketing e o marketing digital.

    Os principais elementos para realizar um mix promocional são:

    Se sua empresa ou negócio alinhar e conectar muito bem os 4P's de marketing, as ações e campanhas serão bem sucedidas. Por isso, quanto mais integrada for a sua estratégia, mais rápido será possível atingir suas metas.

    Usar os 4P's de marketing em seu planejamento estratégico é extremamente importante, visto que ele cria uma sinergia entre as outras áreas da sua empresa, guiando decisões e ajudando a fidelizar clientes com mais facilidade.