Veja abaixo algumas dicas de como fidelizar consumidores à sua marca!
O que é Fidelização de Clientes?
A Fidelização de Clientes nada mais é que a habilidade de manter os clientes engajados com o seu negócio, para que voltem a comprar frequentemente, e futuramente se tornem divulgadores da marca.
Resumidamente, trabalhar a Fidelização de Clientes significa que a sua empresa precisa focar nos seguintes detalhes:
- Redução de Custos: acredite, conquistar novos clientes pode custar até 5 vezes mais do que mantê-los. Ao manter seus clientes, você terá uma base de consumidores que já estarão familiarizados com seus serviços e produtos, permitindo uma maior economia no setor de Marketing, por exemplo.
- Promoção da marca:uma boa estratégia de fidelização não mantém apenas os clientes fiéis a sua marca, como também podem torná-los verdadeiros promotores dela, realizando o já conhecido, Marketing Gratuito.
Sendo assim, eles podem indicar seu negócio para familiares, amigos e até mesmo no trabalho. Assim, eles se tornam um dos maiores pilares da sua organização e podem contribuir consideravelmente com seu lucro.
- Fidelização: aqueles clientes que já estão fidelizados, são muito mais propensos a escolher seus serviços ao invés dos concorrentes. E, por já estarem envolvidos com o que você vende, podem até mesmo pagar mais caro pelo que está sendo vendido - ou, se envolver mais facilmente em suas estratégias.
Por que Fidelizar clientes é tão importante?
Ao aplicar alguns métodos de fidelização, as empresas podem causar boas impressões nos consumidores. Afinal, um cliente que confia muito nos produtos e serviços oferecidos, sem dúvidas alguma, irá recomendar sua marca com amigos e familiares, como já dito no tópico acima.
Lembre-se: nenhuma campanha de Marketing é tão eficiente quanto a famosa propaganda boca a boca dos consumidores.
6 Dicas para Fidelizar Clientes
- Exceda as expectativas de seus clientes
- Ofereça o melhor atendimento ao cliente
- Treine a sua equipe
- Peça feedback aos clientes
- Invista em programas de fidelidade
Um dos fatores que mais fazem os consumidores optarem pela concorrência é o tempo. Uma pesquisa realizada pelo CX Trends 2020, que tem como objetivo gerar dados sobre os hábitos e preferência do consumidor moderno, mostrou que pelo menos 35% das pessoas acreditam que 10 minutos é o tempo ideal de espera quando elas entram em contato para comprar algo. Já no pós-venda, mais de 50% não gostaria de esperar mais que 1 hora.
Se os hábitos mudaram, por que não mudar também? Se a sua entrega normalmente demoraria 10 dias para chegar até o consumidor, por que não investir em melhorias para que essa entrega aconteça em menos tempo?
Lembre-se: só prometa ao cliente aquilo que você realmente conseguirá cumprir.
Uma operação que tem como objetivo as vendas e a fidelização de clientes deve ser única e exclusivamente focada no consumidor.
Sendo assim, o atendimento deve ser de primeira, com abordagens e linguagens adequadas com os objetivos do negócio, e obviamente, com o perfil do cliente.
Nesse ponto, o importante é integrar os canais de vendas e comunicação, de forma que cada ponto esteja em sincronia com todos os tipos de atendimento. Dessa forma, é possível entregar uma experiência única e eficiente, capaz de sanar todas as dores dos clientes de forma ágil e que também possam encantá-los em cada etapa de venda.
Esse é um dos grandes pilares da estratégia para fidelização de clientes à sua marca: todos os indivíduos que fazem parte do funil de vendas devem agregar valor ao cliente.
Por esse motivo, os treinamentos, as qualificações e as atualizações dos conceitos são de extrema importância, bem como a capacidade de utilizar a tecnologia a seu favor, por meio de sistemas de gestão e CRM.
Jamais cometa o erro que muitas empresas cometem ao não pedir feedback aos clientes.
Pense bem, seus clientes são um ativo que pode não apenas contribuir para financeiramente, mas também servir de base para tornar sua empresa ainda melhor e, principalmente, te fazer se destacar no mercado.
Os feedbacks dos seus clientes não só te ajudará a analisar o seu negócio, como também transmitir um sentimento de pertencimento aos consumidores.
Outra estratégia bastante tradicional e muito útil é a criação de programas de fidelidade. Veja alguns exemplos:
- Pense naqueles cartões de fidelidade muito utilizados em restaurantes. Após dez compras no estabelecimento, o consumidor poderá apresentar o cartão assinado e ganhar algum brinde, como algum lanche extra.
Essa é uma excelente estratégia, pois oferece ao cliente mais uma oportunidade para continuar escolhendo a sua marca.
Agora que você já tem as 6 dicas para fidelizar clientes à sua marca, continue em nosso blog e saiba tudo sobre o universo do Marketing.