Vídeos de duração curta continuam em alta. Justamente por isso e para acompanhar a concorrência, o YouTube lançou sua própria plataforma para que os usuários possam criar um novo tipo de conteúdo. Saiba o que é e como funciona o YouTube Shorts.
Se você é um dos milhares de usuários do Instagram, provavelmente notou que o Reels dessa rede social ganhou o coração de muitos, não é mesmo? Além do próprio Instagram, outras plataformas chegaram ao mercado com o mesmo objetivo, como é o caso do Kwai e do TikTok.
O YouTube Shorts permite a criação de vídeos curtos que podem durar de 15 até 60 segundos gravados na vertical, com a possibilidade de serem editados diretamente pelo celular, na plataforma do aplicativo.
Essa novo método chega para provar que sim, a criação de vídeos curtos é a nova tendência do momento e que, nos últimos anos, renovou a maneira que os influencers e youtubers, criam conteúdos para seus seguidores (público-alvo).
Como funciona o Youtube Shorts?
O Youtube Shorts é um recurso que foi lançado pelo Youtube em junho de 2021, com o objetivo de entrar na onda de sucesso de vídeos curtos. Segundo o gerente de produto do Shorts, Todd Shermann, um dos principais objetivos da plataforma é "preencher os pequenos momentos da vida" por meio de conteúdos audiovisuais atrativos com menor duração.
O Shorts é exibido diretamente na página inicial do YouTube, com uma espécie de linha do tempo de vídeos sugeridos para os internautas assistirem. Além de contar com um aba exclusiva para conteúdos curtos, por meio de rolagem infinita, bem semelhante ao TikTok ou Kwai
Como criar conteúdo no YouTube Shorts?
Para criar um Shorts, você precisa apenas abrir o aplicativo do YouTube em seu celular, tocar no ícone "+" no meio da tela e clicar na opção "criar um short".
Após gravar o clipe é possível adicionar textos, músicas, efeitos e filtros, para aumentar ou mesmo diminuir o áudio das gravações. Essa função permite que os criadores alcancem mais pessoas, além de ser uma nova forma de criar conteúdos inovadores.
Principais funções do YouTube Shorts
Apesar de ser muito semelhante ao TikTok e Kwai, o YouTube Shorts e outras redes o YouTube já informou que tem planos para introduzir novas funções e construir uma experiência incrível ao lado dos criadores de conteúdo.
Veja algumas funções importantes para criadores de conteúdo que já estão presente no Shorts:
- - Legendas automáticas;
- - Adicionar filtros para correção de cor;
- - Adicionar textos em pontos específicos do vídeo;
- - Gravar vídeos de até 60 segundos com a câmera do celular ou usar vídeos da galeria do celular.
Como é a Monetização do YouTube Shorts
A monetização é feita por meio de um fundo criado pela própria plataforma do YoutTube, que tem como objetivo distribuir cerca de 100 milhões de dólares para os criadores de conteúdo. Essa iniciativa está valendo de 2021 à 2022, e os criadores que forem considerados qualificados poderão ganhar de 100 dólares a 100 mil dólares mensalmente.
No entanto, esses valores podem variar, visto que alguns parâmetros como: número de visualizações que o shorts obteve no mês e o local de origem que o público assistiu ao clipe, são utilizados para avaliar o desempenho.
Aqueles criadores que conseguem ter um bom desempenho no Shorts, são notificados para receber o bônus, levando em consideração a performance do mês anterior. Ainda, segundo a empresa, os parâmetros de desempenho são válidos para todos os meses em que o conteúdo for assistido na plataforma. Sendo assim, se o vídeo foi postados há alguns meses e continua tendo uma boa performance, ele continua qualificado para participar do programa.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o YouTube Shorts, continue navegando em nosso blog e saiba tudo sobre o universo do Marketing.
Leia também: