Um Influencer, mais conhecido como "Influenciador Digital", nada mais é que aquela pessoa que tem a capacidade de influenciar diversas pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais. São criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado.

Essas pessoas possuem perfis famosos nas redes sociais mais utilizadas mundialmente (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter) e são capazes de inspirar tendências, criar hábitos e ditar comportamentos para seu público. Como consequência, conseguem fechar as chamadas "parcerias" com marcas que alinham as postagens do influenciador, com seu nicho de mercado.

A tática é simples: as grandes empresas passam a engajar(pagar) o digital influencer para compartilhar experiências positivas e benefícios dos produtos e serviços da marca com seus seguidores. Consequentemente, toda a confiança que o público tem no seu digital influencer é transferida automaticamente para a marca, funcionando como um marketing de referência em massa. Sendo assim, o influencer não é apenas um produtor de conteúdo em busca de fama, mas também um empreendedor digital por excelência!

Não é por caso que 70% dos jovens confiam muito mais nos influenciadores digitais do que nas celebridades tradicionais. Esses influenciadores possuem uma linguagem mais informal, atual, e sabem interagir com o público de forma leve e engraçada, fazendo com que seus conselhos soem como de um familiar ou amigo próximo. Essa é a mágica dos influenciadores digitais: criar uma proximidade insuperável com seus seguidores.

Vantagens de ser um Influenciador Digital/Influencer

Trabalhar como influenciador digital requer esforços e dedicação para estar sempre produzindo conteúdos e promovendo engajamento com o público. No entanto, também oferece vantagens que não é possível conseguir facilmente atuando em outras áreas do mercado. Basta ter um smartphone, uma câmera, um notebook e acesso à internet para produzir conteúdos onde estiver, com total liberdade e mobilidade. Veja a seguir!

  • Mobilidade
  • O Influenciador Digital pode trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar, fazendo até mesmo seus próprios horários, sem precisar enfrentar trânsito ou transporte lotado para se deslocar até o local de trabalho.

  • Agenda flexível
  • O Influenciador Digital é um empreendedor individual que possui total liberdade para organizar sua agenda da forma que preferir.

    A ideia é conciliar vida pessoal com trabalho do modo mais conveniente e confortável possível.

  • Acesso a experiências
  • Este profissional é um parceiro essencial para as grandes marcas/empresas, e isso, obviamente, rende uma séria de privilégios.

    O profissional que trabalha influenciando pessoas, têm acesso a experiências exclusivas e é presenteado constantemente com os chamados "mimos". Afinal, as marcas querem seu engajamento a qualquer custo, e farão o que puderem para usar o poder de influência nas redes sociais.

Qual é o salário de um Influenciador Digital?

Preste atenção nesses dados surpreendentes e, encorajadores, sobre os lucros da carreira de um Influenciador Digital!

  • Instagram
  • Nesta rede social, o pagamento é negociado por CPM(Custo Por Mil Impressões).

    No caso em que influenciadores digitais possuem mais de 100 mil seguidores, seu salário pode variar de R$ 5 mil à R$ 10 mil, por anúncio patrocinado.

  • Blog
  • O site Dummies verificou que blogueiros e influenciadores digitais podem receber até US$ 5 mil por postagem patrocinada.

    É preciso lembrar que os valores citados para blogs e redes sociais variam para cima ou para baixo, de acordo com a audiência.

  • YouTube
  • Segundo dados da Forbes publicados na Revista Época Negócios, um influenciador digital renomado pode receber de R$ 50 mil a R$ 150 mil por campanha no YouTube.

    Já os influenciadores com menor expressão podem ganhar até R$ 5 mil.

  • Twitter e Facebook
  • No Twitter, foi constatado que 96% dos influenciadores nos EUA cobram um valor inferior a US$ 100,00 por post, ou seja, aproximadamente R$ 400,00.

    Já no Facebook, de acordo com uma agência de publicidade de Nova York (Bloglovin), 90% dos influenciadores norte-americanos cobram menos de US$ 250,00 (R$ 1 mil) por post.

    Gostou do artigo de hoje? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para ter mais curiosidades informações de diferentes assuntos relacionados ao mundo do marketing digital!