O Instagram surgiu em meados do ano de 2010, na época era um aplicativo usado para compartilhar histórias e momentos importantes, até então não muito diferente de qualquer outra rede social de sua geração.

No entanto, ao longo dos anos tornou-se este fenômeno que podemos ver e também uma das mais completas plataformas de negócios para divulgação e vendas de negócios, liderando a preferência do público e das pequenas, médias e grandes empresas.

O app é um gigante no mundo tecnológico e possui números expressivos de usuários - mais de 1 bilhão de usuários ativos e aproximadamente 60 milhões de fotos postadas diariamente, além de ter um engajamento 15 vezes maior do que qualquer outra rede social.

Certamente, foram esses números que atraíram os olhares das grandes empresas e profissionais que viram na rede social, uma maneira de expandir sua visibilidade, se aproximar do público e claro, fazer bons negócios.

Atualmente, existem mais de 25 milhões perfis corporativos na rede social, mais de 2 milhões de anunciantes e 8 a cada 10 usuários, seguem algum tipo de marca social.

Mas, o que é o Instagram?

O Instagram nada mais é que um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens e vídeos. Através dele, é possível gravar fotos, fazer vídeos, aplicar filtros, fazer enquetes e dividir os seguidores. Muito parecido com as funções de outras redes sociais, no Insta, você também pode curtir, compartilhar e comentar nas publicações que mais gostar, além de enviar mensagens privadas por meio do Direct.

O grande diferencial é que esse app também pode ser utilizado por empresas, visto que a plataforma oferece a opção de criar uma conta comercial para promover seus produtos, marcas e até mesmo serviços. Esses usuários de contas comerciais possuem acesso a métricas inteiramente gratuitas e a opção de criar anúncios com o objetivo de melhorar o alcance de seus serviços.

Como faço para criar uma conta no Instagram?

Para ter uma conta na plataforma, é muito fácil!

  • I. Inicialmente é preciso baixar o aplicativo em seu smartphone que está disponível para Android e sistema iOS, dessa maneira você passa a ter um fácil acesso a ele.

    Feito isso, basta se cadastrar na rede para criar uma conta e escolher um nome que mais represente quem é você ou seu negócio. O nome que você escolher irá para sua URL, portanto, opte por um nome simples e fácil de lembrar.

  • II. Adicione uma foto em seu perfil e uma descrição em sua biografia, já que a bio do seu Instagram será o primeiro contato que outros usuários terão com a sua página e isso influenciará diretamente na decisão de seguir ou não o seu perfil.

  • III. Insira o link da sua loja, caso você tenha uma, e utilize esta técnica na sua estratégia de marketing. Dessa maneira, os usuários serão automaticamente direcionados para seu outro canal.

  • Como mudar minha conta no Instagram para conta comercial?

    Você deve mudar para uma conta comercial, caso você seja um influenciador, uma empresa, advogado, criador de conteúdo, etc.

    Uma das principais vantagens da conta comercial é poder acompanhar as métricas para entender e criar cada vez mais conteúdos que otimizem cada vez mais as suas vendas. Essas métricas vão ajudar a entender o público e como ele se comporta, para que assim você crie estratégias que atraiam o seu público-alvo.

    Particularidades do Instagram

    Essa rede social tem algumas características muito específicas que a diferencia das outras concorrentes que temos no mercado atualmente. Abaixo vamos te mostrar quais são elas!

    • Interatividade
    • É possível interagir com o público através de curtidas, marcações, comentários, stickers dos Stories, mensagens diretas privadas. Além de conseguir explorar diversos conteúdos através da geolocalização e das famosas # hashtags.

    • Criatividade
    • O Instagram permite que você dê asas a sua imaginação e explore a sua criatividade usando os filtros das fotos, emojis e até mesmo fazendo fotos de ângulos diferentes através do Stories. Acredite, a plataforma estimula os usuários a produzir conteúdos cada vez mais criativo.

    • Mobilidade
    • Em geral, as publicações no Insta são feitas pelos smartphones, que estão sempre perto de seus usuários e prontos pra fazer aquela foto do prato ou do momento vivido.

      Apesar de ser um app totalmente móvel, já há maneiras de utilizá-lo e publicar conteúdos na web por meio das versões para desktop.

    • Atualizações
    • Os desenvolvedores do Instagram estão sempre realizando atualizações na plataforma para que, cada vez mais, agradem os usuários com o passar dos anos, melhorando assim a experiência dos usuários e das empresas na rede.

      Principais funções do Instagram

      Veja abaixo as principais funções da plataforma que reúne informações desde as mais simples até as mais complexas. Confira!

      • Publicações de vídeos, fotos e carrossel
      • Filtros e edições;
      • Marcações;
      • Geolocalização;
      • Compartilhamentos;
      • Salvar;
      • Instagram direct;
      • Instagram ADS;
      • Stories;
      • Instagram Shopping;
      • Close Friends;

      O Instagram é definitivamente uma plataforma fascinante, não a toa, é uma das principais e mais usada do mundo.

      No entanto é preciso lembrar que até mesmo pra usar o Insta em seus negócios é preciso ter um bom marketing digital e uma equipe especializada na área para alavancar cada vez mais os seus negócios, como nós temos aqui na Agência Kender. Entre em contato com a gente, com certeza temos a melhor solução para você e seu negócio!