O algoritmo nada mais é que o critério usado pela rede social para que uma publicação tenha mais destaque e relevância para os usuários.

Através da Inteligência Artificial, diversos dados são analisados na definição do que é realmente relevante para cada usuário da plataforma.

Note que cada feed é específico para cada usuário. Por exemplo: se em vez de maquiagem, seu interesse maior for por marketing digital, a grande maioria das publicações serão direcionadas para este segmento.

O principal objetivo dos algoritmos é tornar a experiência de quem está usando a plataforma do Instagram, a melhor possível e isso passa diretamente pelos conteúdos que serão exibidos para cada usuário.

Veja abaixo alguns dos principais critérios usados pela plataforma.

  • Temporalidade
  • Apesar da ordem cronológica ter deixado de ser o fator mais importante sobre o que é ou não exibido pelo Instagram, ele continua sendo muito importante. Em tempos onde tudo acontece muito rápido, ninguém quer ter ou ver coisas antigas em seu feed, não é mesmo?

  • Engajamento
  • Quando uma publicação tem poucas interações, isso significa que provavelmente, o conteúdo não é tão relevante assim.

  • Relacionamentos
  • Para entender o quão interessado o usuário está em cada perfil, o algoritmo do Instagram analisa se as duas partes interagem entre si ou não. Ou seja, o algoritmo leva em consideração os históricos de interações entre os perfis.

    Depois de entender esses sinais, o algoritmo inicia uma série de previsões sobre as probabilidades de interações dos usuários com as publicações de maneiras diferentes. No Feed, por exemplo, as interações avaliadas são as curtidas, comentários.

  • Atividade do usuário
  • Aqui, o Instagram é capaz de detectar as principais atividades dos usuários e priorizar o tipo de conteúdo que aparecerá primeiro.

  • Informações sobre quem postou
  • A plataforma considera a popularidade da postagem (comentários, curtidas, salvos, etc) e outras informações sobre o conteúdo como qual é sua localização, por exemplo.

    Agora que você já entendeu um pouco sobre como funciona o algoritmo do Instagram, continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo o que rola no mundo do marketing digital.