O algoritmo nada mais é que o critério usado pela rede social para que uma publicação tenha mais destaque e relevância para os usuários.
Através da Inteligência Artificial, diversos dados são analisados na definição do que é realmente relevante para cada usuário da plataforma.
Note que cada feed é específico para cada usuário. Por exemplo: se em vez de maquiagem, seu interesse maior for por marketing digital, a grande maioria das publicações serão direcionadas para este segmento.
O principal objetivo dos algoritmos é tornar a experiência de quem está usando a plataforma do Instagram, a melhor possível e isso passa diretamente pelos conteúdos que serão exibidos para cada usuário.
Veja abaixo alguns dos principais critérios usados pela plataforma.
- Temporalidade
- Engajamento
- Relacionamentos
- Atividade do usuário
- Informações sobre quem postou
Apesar da ordem cronológica ter deixado de ser o fator mais importante sobre o que é ou não exibido pelo Instagram, ele continua sendo muito importante. Em tempos onde tudo acontece muito rápido, ninguém quer ter ou ver coisas antigas em seu feed, não é mesmo?
Quando uma publicação tem poucas interações, isso significa que provavelmente, o conteúdo não é tão relevante assim.
Para entender o quão interessado o usuário está em cada perfil, o algoritmo do Instagram analisa se as duas partes interagem entre si ou não. Ou seja, o algoritmo leva em consideração os históricos de interações entre os perfis.
Depois de entender esses sinais, o algoritmo inicia uma série de previsões sobre as probabilidades de interações dos usuários com as publicações de maneiras diferentes. No Feed, por exemplo, as interações avaliadas são as curtidas, comentários.
Aqui, o Instagram é capaz de detectar as principais atividades dos usuários e priorizar o tipo de conteúdo que aparecerá primeiro.
A plataforma considera a popularidade da postagem (comentários, curtidas, salvos, etc) e outras informações sobre o conteúdo como qual é sua localização, por exemplo.
Agora que você já entendeu um pouco sobre como funciona o algoritmo do Instagram, continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo o que rola no mundo do marketing digital.