Poxa, já vai nos deixar? 😥

Me conta, você encontrou o que deseja?
Se não econtrou, conta pra gente o que procura 😃

Compartilhe nas redes sociais:

Ou seja, inteligência artificial nada mais é que a criação de dispositivos e máquinas capazes de realizar uma série de tarefas e serviços, sem a necessidade da intervenção humana.

Esses dispositivos inovadores podem solucionar, raciocinar, processar dados e utilizar produtos diversos, assim, estando presente em todos os processos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Além disso, de acordo com dados recentes, 75% dos empreendedores acreditam que a IA abrirá novos postos de trabalho, mesmo que, de certa forma, ela inviabilize profissões pautadas por processos altamente repetitivos e sem demanda de soft skills, que poderiam ser altamente suportados pela automatização.

Como funciona a Inteligência Artificial

A IA é um conjunto bastante complexo de informações e algoritmos para que computadores potentes e com grande capacidade de processamento, sejam capazes de responder prontamente a várias situações e tomar decisões de forma automática.

Resumindo: é como se um programador fizesse várias linhas de códigos para que o computador tenha capacidade para responder e, à medida que novas situações vão acontecendo, este equipamento consegue lidar com diversas entradas baseado em experiências anteriores e dados já estruturados, de forma que não precise que o programador fique o tempo todo revisando os algoritmos sempre que uma nova demanda acontecer.

Mas, quais são as vantagens de utilizar a IA?

Rapidez

A velocidade na execução de tarefas é de extrema importância para alcançar a eficiência. Além de tomadas de decisões rápidas e assertivas, com a Inteligência Artificial os processos passam a ser mais ágeis e efetivos.

Segurança

Para realizar tarefas perigosas uma estrutura baseada em IA é extremamente vantajosa. As máquinas não são afetas por ambientes adversos, sendo assim, são capazes de executar tarefas que com certeza comprometeriam a segurança e a integridade de nós, meros humanos.

Redução de (re)trabalho e falhas

Em muitas empresas, principalmente aquelas que atuam no ramo B2B, os processos repetitivos e os erros na execução de algum procedimento costumam ser frequentes. Justamente por isso, a Inteligência Artificial passou a ser um alicerce para modernizar e revolucionar as formas de trabalho.

Através dela, os trabalhadores podem reduzir o tempo de trabalho e impulsionar seus esforços para trabalhos mais complexos, por exemplo.

Imparcialidade

A ausência de emoções tornam as máquinas mais lógicas e acertem nas tomadas de decisões, enquanto os humanos, inevitavelmente, permitem que seus sentimentos sejam associados ao processo como um todo.

Diferentes tipos de situações podem afetar a eficiência humana. Quando estamos tristes, certamente nos tornamos menos produtivos, e esse é o tipo de coisa que não acontece com as máquinas e equipamentos, principalmente com aqueles que são baseados em Inteligência Artificial.

Precisão

A IA possui uma taxa de erro mínima e inexistente, se comparadas com as ações humanas para a realização das mesmas tarefas ou para alcançar os mesmos objetivos.

As tomadas de decisões são baseadas em informações previamente coletadas e as ações são coletadas por algoritmos e, sem a interferência dos humanos, os erros são reduzidos consideravelmente e as chances de atingir uma exatidão é enorme. Sendo assim, além de velocidade, a IA fornece perfeição - e isso é de extrema importância para torná-la uma tecnologia realmente eficiente.

Desvantagens

Confira com detalhes algumas desvantagens da IA e outras consequências de utilizar tecnologias baseadas neste conceito.

Tecnologia relativamente nova

Por ser uma tecnologia nova, ela traz consigo uma série de questionamentos morais e éticos.

Além disso, ainda não foi comprovado que ela vale o custo-benefício, afinal, é possível ter resultados positivos e negativos com relação a sua utilização.

Alto custo de implementação e manutenção

A adoção de tecnologia tem um custo alto. Isso porque é necessário manter a infraestrutura atualizada, visto a alta taxa de obsolescência de softwares, equipamentos e outras ferramentas que integram os ativos do sistema.

É preciso manter profissionais qualificados, que saibam lidar corretamente com qualquer intercorrência, isso se desconsiderarmos os custos com conectividade e energia elétrica. Equipamentos e máquinas, independentes do nível de inteligência integrada, demandam muitos reparos e manutenções, que também podem ter custos bem elevados.

Outro aspecto que pode ser oneroso para a empresa é a moralidade e a ética do sistema. Para manter a conformidade, é necessário consultar bases regulatórias e contar com ajuda jurídico profissional.

Substituição de postos de trabalho

Há um medo crescente de que as máquinas substituirão os tradicionais postos de trabalhos humanos e consequentemente acarretaram em um aumento considerável de desemprego a nível mundial.

Essa previsão não está totalmente errada, já que poderão haver substituições, principalmente das vagas altamente mecanizadas e caracterizadas por processos repetitivos, que podem ser reproduzidos com perfeição, precisão e rapidez se efetivados de forma programada com a tecnologia.

No entanto, também é possível que surja novos postos de trabalho, baseados principalmente na melhoria e manutenção da infraestrutura e na garantia de ininterruptibilidade dos equipamentos.

(18) 98120-6506