Neste artigo você aprenderá como atrair os seguidores certos no Instagram sem precisar adquirir nenhum aplicativo ou software extra. Acompanhe a seguir!

É importante ter os seguidores certos no Instagram?

Sem mais delongas, respondemos que sim, é muito importante! Algumas marcas focam apenas no crescimento dos números de seguidores, não importa como. Eles não se importam se seus seguidores são contas fakes, de spam, esquemas para seguir ou mesmo os chamados "bots" diretos.

Ter o público ideal no Instagram pode fazer uma grande diferença em sua estratégia de mídia social. Esses seguidores não apenas têm a maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis, mas também atraem gratuitamente mais o público que você deseja, quando postam fotos dos produtos que gostaram em suas mídias sociais.

Veja como começar a atrair os seguidores certos para seu negócio

Tenha seguidores ricos em dados para o Instagram.

O primeiro passo é definir o tipo de seguidor que você procura. Pense nesses detalhes: qual é a idade do seu público-alvo? Gênero? Você está se concentrando nas pessoais locais ou enviando produtos para todo o Brasil?

Algumas marcas vendem produtos essenciais. Alguns vendem "guloseimas" - coisas que não precisamos o tempo todo, mas que queremos e podemos pagar facilmente. Outras marcas vendem produtos mais caros. O que seu cliente está procurando?

Cuidado: você não pode construir uma persona com base no que você acha que sabe sobre seus seguidores. Se você confiar em suas próprias suposições, corre o risco de criar uma persona cheia dos seus preconceitos. Esse é um erro comum nas estratégias de marketing.

Crie personas de seguidores que sejam baseadas na realidade. Veja algumas maneiras de ter essas informações:

  • Instagram Insights:
  • Utilize esta ferramenta para saber mais sobre a demografia de seus seguidores e tempos de maior atividade. Os Insights fornecem informações sobre localização, faixa etária e gênero de seus seguidores.

    Pegue uma amostra aleatória de seguidores e note as páginas que eles seguem. Observe seus tipos de interesses, interesses e frequência de postagens. Lembre-se de escolher contas pessoais, em vez de páginas de negócios que te seguem.

    Assim que tiver alguns seguidores, comece a construir uma estratégia no Instagram voltada para eles. Lembre-se de revisar essas personas ao menos uma vez por ano.

    Aproveite os interesses dos seus seguidores e aumente o alcance orgânico de sua segmentação

    Agora é hora de se concentrar nos interesses e valores identificados para seu seguidor ideal. Existem diversas maneiras de utilizar essas informações.

    As hashtags são uma parte importante da visibilidade no Instagram para stories e postagens. As pessoas utilizam as hashtags para pesquisar páginas, procurar conteúdos e até comunidades.

    Alinhe sua estratégia de conteúdo do Instagram com os interesses de seus seguidores

    Após adquirir alguns novos seguidores, você PRECISA criar conteúdos que agradem eles. Esse conteúdo também ajudará a atrair novos seguidores, lembrando que você precisará ter um conteúdo que agrade todos os diferentes aspectos de seu público - sem perder a essência de sua marca.

    Uma maneira assertiva de fazer isso, é se concentrar em canais diferentes para diferentes personas de seguidores. A conta Sephora no Instagram é um excelente exemplo disso.

    A Sephora é uma grande varejistas de cosméticos de rua. Eles estão no Instagram desde 2012 e já acumulam mais de 20 milhões de seguidores. Esse sucesso se deve, em parte, a como eles utilizam diferentes tipos de postagens do Instagram para alcançar pessoas diferentes.

    As postagens em seu feed principal se concentram em seus produtos mais populares, como cuidados com a pele, maquiagem para os olhos e base. Eles apresentam uma gama enorme e diversificada de rostos e peles, que se misturam em alguns pontos educacionais também.

    Ao lançar uma nova linha de perfumes, eles tinham o objetivo de atingir novos perfis de seguidores: mais jovens que podem estar menos familiarizados com o produto e utilizar o Instagram de maneira diferente. Esse tipo de seguidor tinha mais probabilidade de se concentrar nos stories e em destaques, que no feed em si.

    A solução foi trabalhar com influenciadores e criadores para criar filtros relacionados à linha de perfumes. Eles notaram um aumento nas intenções de compras, que é o objetivo final do marketing digital. Eles usaram essa mesma estratégia e também obtiveram sucesso em várias outras campanhas.

    Embora você não possa ter um orçamento tão grande como o da Sephora, você pode utilizar sua criatividade para alcançar o público escolhido (público-alvo). Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

    • - Seus seguidores se concentram em vídeos, fotos, lives ou postagens no feed?
    • - Que tipo de postagem é mais provável que seus seguidores interajam? Às vezes suas postagens são recebidas com silêncio, mas seus stories recebem muitos comentários e reações.
    • Seus seguidores ideais gostam de imagens editadas e ambiciosas ou da realidade crua da vida?
    • O que eles querem do seu conteúdo? Educação, inspiração, entretenimento ou um ponto de partida para discussão?

    Agora, confira algumas dicas ideais para ter, de fato, seguidores bem segmentados e realmente interessados em sua marca:

    • - Crie um estilo de postagem e tenha conteúdos que atraiam efetivamente seus seguidores;
    • - Tenha parcerias com marcas que atraiam seus seguidores;
    • - Use hashtags do Instagram com as quais seu público interaja;
    • - Construir um público de seguidores ideais levará tempo e esforço; no entanto com paciência, você colherá os benefícios de maior alcance, engajamento e até mesmo de vendas ao longo dos anos.