Nada mais é que o estudo e a implementação de estratégias que não se limitam à demandas atuais do negócio, mas buscam atender as necessidades futuras do mercado.

As resoluções tomadas pela equipe de Marketing Estratégico, serão as bases para todas as ações durante um bom tempo. Mas, lembre-se: isso não quer dizer que a estratégia definida não poderá sofrer mudanças, se necessário.

As soluções definidas devem sempre transitar ali ao redor do objetivo principal do seu negócio, bem como os prazos e as metas pré-estabelecidas que devem ser, por sua vez, definidas por profissionais e especialistas da área.

É necessário ter uma projeção de cada etapa e dos resultados esperado, além de determinar todos os recursos que devem ser disponibilizado para esta atividade e um possível "plano B" caso as coisas não saiam conforme o planejado.

O Marketing Estratégico traz consigo diversos desdobramentos, como o Marketing Tático, que podemos definir melhor, abaixo. Confira!

O que é Marketing Tático?

Nesta fase, o time de marketing deverá se dividir em times (grupos) diferentes como: planejamento, pesquisa, monitoramento, publicidade, internet marketing, assessoria de imprensa etc.

O tamanho da raiz do Marketing e suas divisões vão depender da necessidade do seu negócio, das metodologias que serão adotadas e até mesmo da empresa contratada para auxiliar nessa missão. Após a definição sobre o que é marketing tático, é preciso definir e pensar em como executar de maneira assertiva o Marketing Operacional.

O que é Marketing Operacional?

Resumindo, o Marketing Operacional é o dia a dia da estratégia. Sendo assim, o Marketing Operacional tem seu foco voltado para os resultados de curto prazo.

Ao ser inserido em uma grande plano de Marketing Estratégico, as operações de curto prazo vão contribuir, em segundo plano, pelo objetivo definido anteriormente.

A única desvantagem nesta etapa é que, se trabalhado de forma separada (o que é mais comum do que se imagina, já que muitas empresas acabam replicando as ações de empresas concorrentes), o Marketing Operacional pode não ter muito efeito, pois o relacionamento construído com o público não será sólido os gastos desnecessários serão rotineiros.

Como criar um plano de Marketing Estratégico?

É possível iniciar o Planejamento do Marketing Estratégico partindo de 3 princípios:

  • Segmentação, ou seja, em qual tipo de mercado competirá?
  • Posicionamento; como será essa competição?
  • Cronograma; quando competirá?

Após esta etapa é possível desenvolver a estratégia mais apropriada para o seu negócio.

Estudo de mercado

Reúna e discuta sobre todos os estudos que foram desenvolvidos a respeito do seu negócio.

Análise SWOT

A Análise SWOT é um recurso usado para verificar as vantagens e carências da sua empresa sobre a concorrência, mostrando os caminhos mais vantajosos para a atuação.

Lembre-se: quanto mais ricos forem os detalhes obtidos por sua empresa, melhores serão os resultados desta análise.

Mix de Marketing

O Mix de Marketing, nada mais é que a junção de todas as estratégias e ações que foram adotadas por sua empresa para a promoção do produto ou marca. Nesta fase, será necessário utilizar os 4Ps do Marketing como base.

  • Preço: custos, margem e público;
  • Praça: modalidade (online ou física), segmentação, logística e armazenamento;
  • Produto: solução, conteúdo, demanda e embalagens;
  • Promoção: ofertas, canais de divulgação, vendas, posicionamento;

Agora que você já sabe as principais informações e o que é Marketing Estratégico, tenha a sua disposição uma equipe personalizada e focada em gerar resultados para o seu negócio, conte com a Agência Kender. Entre em contato com a gente agora mesmo!