O Lead nada mais é que um cliente em potencial que em algum momento optou por entrar em contato com a sua marca, em busca de conhecimento ou informações relevantes sobre determinados produtos. Dessa maneira, eles fornecem alguns dados pessoais como e-mail, número de telefone, em troca da informação oferecida pela empresa.

É importante lembrar que nem todo usuários que entra em seu site, é um lead. Existem algumas diferenças, acompanhe abaixo:

  • Inscritos: são os usuários que seguem sua marca nas redes sociais ou acessam frequentemente seu blog. Eles ainda não sabem que possuem um problema (demanda), mas como eles têm sede de conhecimento, acabam tornando-se leads em potencial.

  • Visitantes: são aqueles usuários que acessaram seu site por um certo tempo. Ou seja, é aquele que demonstrou algum tipo de interesse pelos conteúdos da sua marca, mas pode não retornar ao seu site ou página, sendo assim, não é um lead.

  • Leads: são os usuários que já forneceram seus dados pessoais. Portanto, sua marca já pode começar a traçar estratégias voltadas para essas pessoas e assim gerar oportunidades de negócios, visto que esses leads deram permissão para você entrar em contato. Eles já perceberam que possuem um problema a ser resolvido e justamente por esse motivo, entraram em contato com a sua empresa.

Como captar leads?

Resumindo, os leads são captados por meio da troca. Ou seja, os usuários interessados vão fornecer alguns dados pessoais, enquanto a sua marca oferecerá conhecimento e solução para o problema.

É possível captar um lead em potencial solicitando que o usuário preencha algum tipo de formulário de cadastro e em troca ele conseguirá fazer o download de um e-book gratuitamente, por exemplo. Ter um endereço de e-mail para enviar informações importantes através do e-mail marketing, é outra excelente opção.

Como nutrir um lead?

Agora que você já sabe como conquistar um lead, é importante saber como nutri-lo, ou seja, como mantê-lo interessado em seu conteúdo e em sua marca. É possível fazer isso produzindo conteúdos que gerem certo tipo de conhecimento e os ajude com seus problemas.

Durante a nutrição, é preciso seguir algumas etapas presente na Jornada de Compra, que são equivalentes às experiências do lead até o momento em que se torna um cliente. Essa jornada divide-se em 4 momentos:

  • Aprendizado e descoberta: aqui, o lead está descobrindo sobre determinado assunto e aprendendo sobre ele, sem saber que possui um problema. A nutrição de lead em geral é focada em conteúdos informativos, sem mencionar o produto.

  • Reconhecimento do problema: nesse momento, o lead começa a reconhecer que tem de fato um problema. Aqui, o essencial é produzir conteúdos que tragam respostas a essas perguntas e que façam um diagnóstico do problema.

  • Consideração da solução: o lead entendeu que possui de fato um problema e está em busca de soluções para resolvê-lo.

  • Decisão de compra: aqui, o lead se sente pronto para decidir o que comprar e de qual empresa comprar. Sendo assim, nesse estágio você já pode falar diretamente de seus produtos e soluções. Forneça avaliações, comparações de produtos e estudos de caso.

É importante lembrar que nem sempre todos os leads passam por todas as etapas, no entanto, é sempre bom criar conteúdos que façam sentido para o objetivo final: vender seu produto/serviço e fidelizar clientes a sua marca.

Por que os Leads são importantes para o meu negócio?

Segundo pesquisas realizadas, pessoas que estão interessadas no que sua empresa tem a oferece, passam a ser mais suscetíveis a se tornarem comprados e clientes. Sendo assim, captar leads é uma forma muito mais fácil e simples de conquistar clientes. Vale lembrar que nutri-los também é uma estratégia fundamental, visto que pelo menos 73% dos leads, nem sempre estão prontos para a venda.

Leads que se tornam compradores também podem se tornar novos divulgadores da sua marca/negócio. Quanto mais pessoas falando da sua empresa, melhor para os seus negócios. Lembre-se: a propaganda boca a boca continua sendo uma das fontes de informações mais confiáveis entre as pessoas ultimamente.

Agora que você já sabe o que são Leads e por que eles são importantes para sua empresa continue navegando em nosso blog e saiba tudo sobre o universo do Marketing Digital!