A Jornada de Compra nada mais é que todo o caminho que um possível cliente (público-alvo) percorre antes mesmo dele finalizar a compra. É muito importante criar uma espécie de Jornada de Compra para que seja possível saber em qual etapa cada Lead está. Em geral, essa jornada possui 4 etapas:
- - Aprendizado e descoberta;
- - Reconhecimento do problema;
- - Consideração da solução;
- - Decisão de compra;
- - Identificação das personas
- Definição das perguntas
- Organização das informações
No começo da compra, o consumidor ainda não sabe muito bem que possui uma necessidade, ou mesmo um problema. Nesse momento ele ainda está começando a se interessar por determinados objetos e, aqui o objetivo da sua empresa é prender a atenção dele. Posteriormente sua missão será fazê-lo compreender que ele tem uma oportunidade de negócio, veja o exemplo.
Ex.: Ana possui um mini mercado, como sua pequena loja precisa estar renovando os produtos frequentemente, ela busca na internet ajuda para organizar o estoque.
Digamos que você possua uma empresa de software, então pode mostrar para Ana posts em seu blog artigos com alguns temas como: "Motivos para organizar o estoque da sua loja".
Por ser um tema que facilita e ajuda no dia a dia, ela poderá encontrá-lo através de buscas na internet ou por compartilhamentos nas redes sociais.
Neste tópico temos um consumidor que já pesquisou bastante sobre o tema e nota que existe um problema em sua loja. Aqui, o maior objetivo é mostrar que o consumidor tem, de fato, um problema, mas ainda não entende e não sabe muito bem qual é.
Após, ele passa a pesquisar, buscar e estudar mais sobre o problema e ir atrás de soluções pra ele.
Ex.: Ana passa a perceber que tem dificuldade em controlar o estoque de sua loja e que precisa encontrar uma solução para seu problema que facilite seu dia-a-dia no açougue. Então, ela vai pesquisar na internet, inúmeras soluções para melhorar seu trabalho.
Depois de pesquisar muito, o consumidor já encontrou algumas soluções e começa a avaliá-las para saber qual a melhor alternativa. Neste caso, ele identificará se o seu serviço ou produto pode mesmo solucionar o seu problema.
Ex.: Ana percebe que realizar cálculos do próprio estoque pode ser algo complicado e demorado, e ela tem diversas outras coisas para fazer na empresa. É o momento certo de mostrar pra ela que há soluções prontas no mercado que podem resolver o problema.
No fim do processo o consumidor analisa todas as opções e toma, por fim, a sua decisão: é hora da compra - momento certo para mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos seus concorrentes e convencê-lo de que seu produto, é o ideal para ele.
Ex.: Ana demonstra interesse pelo seu programa de controle de estoque e realiza mais uma pesquisa sobre ele. Um post comparativo com o produto de concorrentes, pode fazer com que ela entenda que o seu produto, é a melhor solução.
Identificando os conteúdos da Jornada de Compra
Veja abaixo algumas maneiras de como identificar conteúdos que podem ajudar o potencial cliente na escolha de cada etapa!
Inicialmente, é preciso identificar quais são as personas, pegando como base clientes atuais da loja. Se sua empresa não tiver clientes, você pode supor quais são eles.
A partir daí é possível pressupor um perfil específico e as necessidades mais comuns de cada cliente e as necessidades mais comuns, que podem sim, auxiliar o consumidor em cada jornada de compra.
Como não é possível ficar apenas nas suposições e acreditar que elas estão corretas, é possível marcar entrevistas com os atuais clientes e até mesmo alguns leads que estão passando pelo processo. Eles vão validar se o que foi suposto está correto ou não, coletando dessa maneira, informações importantes do próprio entrevistado.
É importante dividir suas perguntas de acordo com o passo de cada etapa da Jornada de Compra. Por exemplo: no começo do processo, é importante saber por quais canais, ele se mantém informado (Instagram, Facebook, Blogs, Sites, etc).
Dessa forma, será possível definir de que forma será feita a divulgação dos conteúdos ou utilizar os famosos, guest posts. Ex.: "Quando você começou a pesquisar pelo tema, encontrou conteúdos que foram úteis?", este tipo de pergunta ajuda e muito nas etapas iniciais.
Depois de realizar as entrevistas, busque organizar as informações e separar os conteúdos por etapa. Dessa maneira, você terá capacidade para saber quais conteúdos serão oferecidos para os seus potenciais clientes e o que os levará a escolher determinado produto.
Agora que você já sabe o que é como funciona Jornada de Compra, permaneça em nosso blog e fique por dentro de tudo o que rola no mundo do marketing digital!