Quer saber o que é Marketplace e quais são suas vantagens? No artigo de hoje, vamos te explicar de forma fácil e rápida. Confira!

O Marketplace nada mais é que um site inteiramente desenvolvido para o comércio eletrônico, seu objetivo é vender produtos de diferentes lojas. Ou seja, em um único site, é possível encontrar diversas opções de serviços e produtos que são oferecidos por outros estabelecimentos e até mesmo sites parceiros.

A diferença do E-commerce para o Marketplace é que o Marketplace reúne em um só lugar, diversos lojistas.

O que é Marketplace?

A ideia do Marketplace é simples: uma grande loja virtual que permite que outros lojistas se tornem seu parceiro virtualmente. Sendo assim o lojista passa ter a possibilidade de utilizar toda a estrutura de um site conceituado, pronto para crescer o seu negócio e atrair ainda mais consumidores.

Há diversos Marketplaces para a venda de produtos novos e usados. Alguns sites permitem vendas para empresas corporativas para CNJPJs, no atacado e até vendas para o consumidor final, no varejo.

Saiba como funciona o Marketplace

A forma que o Marketplace funciona é bem intuitiva e, na maioria das vezes, é gratuito.

Além das vendas dos produtos, o Marketplace muitas vezes também fica responsável por gerenciar o frete e o pagamento dos produtos até o cliente final, fornecendo até mesmo a garantia em alguns casos.

Mesmo que não sendo necessário um investimento inicial, é preciso saber que, na maioria das vezes, essas plataformas cobram um certo percentual sobre cada venda realizada pela loja parceira.

Sendo assim, ao optar e aderir pelo Marketplace, talvez você não precise gastar nada inicialmente, no entanto, sua margem será menor a cada venda.

Vantagens do Marketplace

Essa categoria é muito usada por lojistas que estão iniciando seus negócios digitais ou até mesmo para grandes empresas que desejam aumentar sua presença digital na internet, fornecendo diversas condições para que os consumidores comprem seus produtos online.

O Marketplace também pode gerar mais facilidade em algumas operações, visto que possui uma espécie de sistema integrado para padronizar os atendimentos, facilitando assim, a logística para o e-commerce de nota fiscal, a partir do ERP no varejo.

Veja a seguir os 5 principais motivos para vender seus produtos em um Marketplace:

  • Redução de custos com publicidade
  • Ao usar o Marketplace para vendas, o lojista pode gastar menos com o marketing, afinal, o próprio sistema da plataforma será capaz de divulgar para todos aqueles possíveis clientes que possuem o perfil de compra daqueles produtos.

    Além disso, a plataforma deverá fazer os investimentos automaticamente de maneira segura, mantendo assim, a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo muito menor para o lojista.

  • Gerencie sua loja com mais praticidade
  • Por meio do Marketplace é possível gerenciar todas as vendas e os produtos com mais facilidade. Em geral, a própria plataforma oferece diversos recursos, sem que seja necessário investir em criação de layouts do zero.

    Através de ERP é possível gerenciar as vendas da sua loja em diversos canais ao mesmo tempo.

  • Tenha sua loja exposta para diversos internautas
  • Vender no Marketplace também possibilita que o vendedor tenha mais ofertas, sendo possível vender diversos produtos, mesmo que não os tenha em seu estoque físico.

  • Aumento das vendas
  • Com um processo de divulgação e uma estrutura bem desenvolvida e apoio dos parceiros, os Marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

    Quanto maior for a exposição de produtos ou serviços, maiores são as chances de aumentar as suas vendas. No entanto, é preciso saber trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com os melhores preços e mercadorias.

  • Diversificação de Público
  • Com um número maior de pessoas tendo contato com seus serviços ou produtos, há possibilidade de alcançar consumidores que, em um primeiro momento, não seria possível alcançar.

    Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer. Sendo assim há um favorecimento não apenas para as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

    Esse processo é essencial para que as empresas ganhem cada vez mais mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

  • Integração com outras plataformas
  • Muitos acreditam que ao entrar para o Marketplace, não será possível usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, Instagran, Facebook, etc.

    No entanto, não há limitação alguma e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

    Dessa maneira é possível explorar tanto as informações fornecidas pelos Marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de controle e gestão, fortalecendo ainda mais as estratégias online.

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