WhatsApp Business nada mais é que uma versão comercial de um dos aplicativos de mensagens mais usado no mundo inteiro.
Ele oferece aos usuários recursos que não estão disponíveis na versão comum, desenvolvido exclusivamente para auxiliar as empresas, principalmente aquelas de pequeno e médio porte, melhorando assim, a relação entre empresa x cliente.
A versão do WhatsApp para empresas está disponível para download gratuito no sistema iOS, Android e na versão web, e permite que os comerciantes organizem as conversas com os compradores e ofereça seus produtos de forma profissional. Entre as várias funções, está a possibilidade de criar um catálogo de produtos, marcar as conversas com etiquetas organizadoras e criar um perfil com todas as informações do negócio. O programa também disponibiliza estatísticas para ajudar nas estratégias de comunicação do seu negócio!
Como o WhatsApp Business funciona?
Como já dito, a ferramenta comercial oferece recursos exclusivos para empresas, para que elas consigam oferecer um atendimento mais eficiente, ágil e de qualidade. Acompanhe a seguir os principais recursos que o aplicativo comercial oferece:
- Conta comercial com localização do negócio
- Ferramentas de mensagem de saudação, ausência e respostas rápidas
- Catálogo de Produtos
- Etiquetas organizadoras de conversas
- Estatísticas
Incluir a localização ajuda o cliente a encontrar sua empresa com mais facilidade e agilidade.
Também é possível criar um perfil profissional, adicionando além da foto do perfil, informações como: horário de funcionamento, site e e-mail para contato e até mesmo o segmento comercial. Tudo isso pode ser adicionado ao app de forma fácil através das configurações da própria ferramenta e tornam o perfil mais atrativo, visto que os clientes poderão encontrar essas informações mais rapidamente, além de deixar a aparência mais profissional.
Este recurso permite criar mensagens que são enviadas automaticamente para os clientes, evitando que fiquem por uma resposta e se sintam ignorados.
A mensagem de saudação pode ser enviada sempre que o cliente entrar em contato com a sua empresa. Já a mensagem de ausência se faz muito útil se você não tiver condições de responder durante um período, como finais de semana e feriados, por exemplo.
As respostas rápidas são interessantes para agilizar a conversa com o cliente. Você pode criar respostas prontas que serão acionadas no chat a partir de comandos no teclado. É possível, por exemplo, adicionar uma mensagem mais extensa e enviá-la digitando apenas um atalho como “/obrigado” para que a mensagem apareça sem precisar digitá-la por completo.
Você pode personalizar as mensagens da forma que quiser, adequando o texto ao seu público e à identidade do negócio.
O catálogo é uma maneira de facilitar o compartilhamento de informações sobre os serviços e produtos que a empresa fornece. Com este recurso é possível cadastrar os detalhes de cada item como descrição, foto e preço.
Você pode organizar suas conversas com seus clientes utilizando etiquetas coloridas. Sendo assim, você consegue categorizar mensagens mais urgentes ou pedidos preferenciais, bem como identificar os contatos mais rapidamente. Há a possibilidade de criar etiquetas com os temas que desejar, de acordo com as demandas do negócio.
O aplicativo emite relatórios com dados sobre as conversas realizadas com os clientes. Através desses dados você terá acesso ao número de mensagens enviadas, entregues e até mesmo as que foram lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos que te procuraram.
Este recurso é muito importante para saber se sua campanha de marketing digital foi bem-sucedida, por exemplo. As estatísticas são bem simples, mas já permitem tirar algumas conclusões. Você pode ter acesso aos números pelas configurações do aplicativo, no próprio celular.
Agora que você já sabe como funciona o WhatsApp Business, acesse outras matérias em nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados ao marketing, tecnologia e afins!