A grande vantagem do Marketing Digital é a oportunidade de medir o resultado de cada ação da sua estratégia. Assim, é possível entender o que funciona, para repetir no futuro, e o que não funciona para, quem sabe, buscar por melhorias.

A forma mais eficaz de refinar sua estratégia de marketing e focar totalmente no seu objetivo é realizando os famosos testes A/B. Através dele, é possível fazer dois testes mudando apenas uma variável, e no fim avaliar o que gerou mais resultados. Assim, você não perde tempo com suposições sobre o que deve ou não funcionar melhor com suas personas.

Afinal, o que são testes A/B?

Os testes A/B são testes que realizam algumas comparações entre variáveis de marketing, e através do resultado, é possível definir qual delas gera a melhor resposta.

Uma chamada de tráfego Original e outra Variante.

  • A Variante nada mais é que uma página com algum tipo de característica diferente da original. Sendo assim, se existe uma landing page (página de conversão) para que os usuários baixem um e-book por exemplo, é importante criar outra apenas com um elemento distinto para testar ou utilizar botões diferentes de Call To Action (chamada para ação como: "saiba mais" ou "clique aqui") em cada uma delas. Em uma você coloca o botão azul, em outra laranja, ou pode optar por adicionar um título que difere do original.

Esse tipo de teste é essencial para saber qual a melhor abordagem para aumentar as conversões do seu site. Essas conversões podem ser qualquer ação que você deseja que o cliente faça, ou seja, a realização de um cadastro, a aquisição de um material rico ou até mesmo a compra de um produto.

Portanto é de extrema importância testar imagens, títulos, entre outros elementos que podem fazer com que a empresa obtenha mais conversões em uma página que em outra.

Lembrando que os testes A/B não são testes multivariados, ou seja, não são testes que testam vários elementos. O teste A/B utiliza da modificação de apenas uma variável. Fique atento a isso.

O que testar?

Como dito acima, testes A/B podem ser realizados em Call-To-Action, e-mails e Landing Pages. Você já se perguntou, por exemplo, se os seus e-mails teriam mais cliques caso você adicionasse algum tipo de imagem? Você já parou para pensar como esse tipo de ação pode impactar o seu lead?

Para que o teste seja assertivo, é preciso diferenciar alguns botões na tela de captura como: botões de conversão, a descrição do que está sendo ofertado, cores do layout, campos de preenchimento de formulário, imagens, vídeos, entre outros. Assim, será possível notar qual estilo de landing page converte mais.

A seguir, apresentamos algumas variáveis que são consideradas críticas no processo de geração de leads (possíveis clientes interessados no produto/serviço oferecido).

  • - Campos de um formulário;
  • - Informações do produto em uma landing page;
  • - Títulos;
  • - Intertítulos;
  • - Imagens;
  • - Organização dos elementos;
  • - URL;

Por que os testes A/B são eficazes?

Uma das vantagens do marketing digital é poder mensurar alguns dados. É possível medir com precisão cada ação no ambiente online, e o teste A/B é uma excelente ferramenta para medir o desempenho da empresa.

Além disso, é possível potencializar rapidamente qualquer característica de determinada campanha que está em andamento com o objetivo de maximizar os resultados. Por meio do teste, é possível perceber qual estratégia utilizar e qual caminho eliminar.

Vale lembrar que as páginas de capturas devem ser claras e objetivas, pois esse é um dos fatores que contribuem para o aumento das conversões.

Sendo assim, se você já está com uma taxa de cliques de aberturas de e-mail muito baixa, ou seu landing está com baixa taxa de conversão, vale à pena criar uma segunda versão para rodar um Teste A/B e verificar se essa nova versão garante um melhor resultado.

Agora que você entendeu um pouco sobre o que é e como funciona os Teste A/B, acompanhe em nosso blog outros artigos relacionados ao marketing!