O Tráfego Pago nada mais é que a maneira com que as pessoas chegam até o seu site, através de anúncios pagos em algumas páginas específicas. Ao contrário do Tráfego Orgânico, no Tráfego Pago é preciso investir uma certa quantia em dinheiro para obter um retorno.

Entre as mais variadas plataformas de tráfego pago existentes hoje, a mais popular e mais conhecida é a plataforma de anúncios do Google, conhecida como Google ADS. Por meio dela é possível criar alguns anúncios que podem alavancar seu site em primeiro nos resultados de busca do próprio Google.

Diferença de Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

Resumidamente, a diferença de um para o outro é o tipo de investimento exigido para aumentar os acessos à sua página. Sendo assim:

  • Tráfego Pago: é aquele que acontece a partir do momento que o usuário clica em seu anúncio e é direcionado automaticamente para sua página ou site.

  • Tráfego Orgânico: não tem custo. Ou seja, os usuários vão chegar até sua página de forma natural, sem clicar em nenhum tipo de anúncio.

Apesar de serem bastante diferentes, ambos os tráfegos costumam fazer parte das estratégias de Marketing Digital de inúmeras agências.

Por que investir em Tráfego Pago?

Mesmo que o Tráfego Orgânico sendo um método bem assertivo, é preciso construir uma boa estratégia de SEO - Otimização para Mecanismo de Busca - e tudo isso exige muito tempo de estudo, já que além do conhecimento técnico, é preciso ter um planejamento para otimizar cada detalhe da sua página. Porém, os resultados do Tráfego Orgânico são muito mais duradouros.

Já o Tráfego Pago não exige muito conhecimento técnico, mas precisa de investimento financeiro e conhecimento das plataformas de anúncio.

Sendo assim, só trabalhe com o Tráfego Pago se o seu caso se encaixar em uma das situações abaixo:

  • - Não tem uma equipe especializada em Marketing de Conteúdo;
  • - Tem um site há pouco tempo e ainda não consegue gerar um grande tráfego de visitantes;
  • - Está sem tempo para estudar SEO e produzir conteúdos relevantes;

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso investir uma grande quantidade de dinheiro para ter um bom resultado com o Tráfego Pago.

4 Plataformas de Tráfego Pago

Hoje em dia há diversas plataformas para criar anúncios e aumentar o tráfego de um site. Veja abaixo as 4 principais e mais usadas:

  • Facebook Ads
  • É a plataforma de anúncios do Facebook, sendo assim, é possível exibir anúncios dentro da rede social.

    Além disso, nessa plataforma é possível trazer clientes novos para o site do seu negócio e, consequentemente, aumentar a visibilidade da sua marca. Ela também oferece alguns recursos que permitem uma melhor segmentação e detalhada da audiência que você deseja alcançar com seus anúncios.

  • Instagram ADS
  • Através do Instagram ADS é possível criar anúncios no Instagram, seja por meio de vídeos, fotos, reels e até mesmo pelos stories.

  • Google ADS
  • O Google ADS, antes conhecido como Google ADWords, é a plataforma de anúncios do Google.

    É por meio dela que os anúncios podem aparecer nos resultados de busca de seus sites parceiros e até mesmo do próprio Google.

    A principal vantagem de anunciar no Google ADS é a possibilidade de poder segmentar o público desejado. Essa segmentação permite que seus anúncios apareçam para pessoas locais, de diferentes idades e até mesmo para aquelas que possuem interesses específicos.

    Essa é a forma perfeita de atingir um público altamente qualificado.

  • YouTube ADS
  • O YouTube ADS pertence a plataforma do YouTube, sendo assim, possibilita a veiculação e criação dentro dos próprios vídeos ou mesmo como sugestão.

    É perfeito, caso o seu vídeo seja em vídeo, além de poder atrair e encantar o público facilmente, já que este formato está em alta quando falamos de geração de Tráfego Online.

    Agora que você já sabe como funciona o tráfego pago, continue navegando em nosso blog e saiba tudo sobre Marketing Digital.