Mas, o que é comunicação visual?

A comunicação visual engloba todo meio que envolve os elementos visuais, como por exemplo, panfletos, placas de lojas, banners, etc.

Ao divulgar uma marca, uma imagem bem elaborada tem muito mais impacto do que um simples texto. As cores e as imagens tem o poder de chamar a atenção e, se usada de maneira estratégica e de forma assertiva, a comunicação visual pode ficar gravada na cabeça do público.

O grande desafio de quem está criando ou reposicionando a marca é justamente obter uma comunicação visual que se destaque em meio a tantos concorrentes, tornando-se forte no mercado, em seu segmento e consequentemente ter a valorização do publico.

Defina o que você quer

Antes de tirar a ideia do papel, é necessário estudá-la. A primeira dica e mais importante é: defina o que você quer antes de tomar qualquer outra decisão. Pesquise o mercado, planeje oferecer seu serviço/produto e ofereça-o de forma inovadora. E, principalmente defina o porquê dos contratarem a sua empresa e não o concorrente.

Definida essas estratégias, você está pronto para dar o próximo passo que é começar a estruturar a identidade visual da marca. A estruturação é um pouco extensa, mas se você seguir as próximas dicas, ficará muito feliz com o resultado final.

Tenha coerência

Muito provavelmente você já tem uma logo ou pelo menos uma ideia de como ela deve ser, correto? A composição e a logo devem ser aplicadas desde a fachada, passando pelas páginas das redes sociais, até mesmo nos uniformes dos funcionários.

Sua identidade visual é única e precisa ser fortalecida. Para isso, você precisa ser coerente em tudo o que sua empresa usar o elemento visual. Afinal, a marca é a essência do seu negócio.

Simplifique

Um erro comum em quem não tem experiência com design e comunicação visual é pecar pela extravagância. Nem sempre é preciso utilizar muitas cores e letras enormes com o intuito de chamar atenção, menos é mais. Além do mais, muitas vezes esse tipo de comportamento acaba comprometendo os conceitos básicos do design, e que ao ser visto por alguém, acaba não agradando tanto assim.

Tente lembrar-se das logos e da comunicação visual das grandes marcas que você gosta. Lembrou? Percebeu como a identidade visual delas é simples? Note que a simplicidade é um simplório. Tudo isso precisa estar de acordo com a identidade da sua marca. A partir disso, é possível definir uma cor, tamanhos e formas de determinada mídia, de acordo com o conceito da marca.

Conheça os formatos de Comunicação Visual

Tudo o que fizer de comunicação deve ser de fácil entendimento, sem muito excesso de cores, imagens e letras. Banners, cartazes, faixas, etc. - cada um deles têm um propósito diferente e o ideal não é utilizá-lo de maneira aleatória.

Esta é uma parte técnica que, se você não tiver domínio, para saber o que está de acordo com a sua estratégia de divulgação, é preciso consultar uma empresa especializada em comunicação visual para orientá-lo não só sobre os formatos, mas também sobre a impressão desses materiais.

Pense no layout

Um bom layout fale por si mesmo, ou seja, sua comunicação é eficiente. A boa aparência das peças precisa alinhar o que sua marca representa com o tom comercial da publicidade.

O layout é o primeiro contato da sua empresa com o cliente e ele precisa ser muito atrativo a ponto de provocar nas pessoas interesse em conhecer sua marca.

Invista para ter visibilidade

Se você deseja que sua marca seja reconhecida por seu público, é preciso investir no marketing em algum momento do negócio. Afinal, as pessoas precisam saber quem você é e a qualidade dos produtos e serviços que você oferece.

Por meio da comunicação visual, envie a impressão para uma empresa forte, bem estruturada e que se posiciona como referência em sua área de atuação. Quanto mais coerente for a sua identidade visual, cada vez mais os clientes terão confiança em fazer negócio com você.

Se você busca por profissionais que são referências no mercado para atendê-lo da melhor maneira possível, nós da Agência Kender, temos um time de especialistas disponíveis para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para tornar suas ideias concretas.

Entre em contato com a gente agora mesmo! Sabemos como você deve despertar interesse e atrair cada vez mais clientes para sua empresa, por meio de uma comunicação visual de impacto.