O maior objetivo desta técnica é fazer com que os clientes se tornem verdadeiros fãs dos serviços e produtos prestados pela empresa. O marketing de relacionamento tem muitos pontos parecidos com a estratégia de Marketing de Experiência e, que se forem bem estudados podem gerar bons resultados para a sua empresa ou negócio.

Pensando na concorrência, que pode oferecer os mesmos produtos a preços parecidos, é preciso se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também pode realizar o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu lucro.

Qual a importância do Marketing de Relacionamento?

Não é muito sensato apenas conquistar novos clientes e, simplesmente, ignorar os que já foram conquistados. É muito importante manter quem confiou em seu produto ao menos uma vez e é muito interessante que ele tenha plena satisfação com o que está sendo oferecido, dessa maneira, pode não só retornar mais vezes e comprar mais, mas também ser uma fonte de novas receitas, com indicações e recomendações para amigos, familiares e conhecidos.

Não à toa, atualmente uma das ferramentas mais utilizadas no marketing de relacionamento é aquela de premiar quem indica um amigo com cupons de descontos ou coisas do tipo. Hoje, o cliente pode ser conquistado de diversas formas, abrindo o feed do Instagram ou recebendo um e-mail com ofertas imperdíveis, por exemplo. O marketing digital é uma das ferramentas mais utilizadas para criar essa relação mais próxima com o cliente, isso porque, atualmente vivemos em tempos de fácil acesso à tecnologia e informações rápidas.

Como usar o Marketing de Relacionamento em minha empresa?

Desde o início, a empresa precisa ter um bom sistema de atendimento que conquiste o cliente, de forma que a relação seja efetivada com a venda do produto ou serviço positivamente, se estendendo assim para outras operações de vendas.

Para que o plano de Marketing de Relacionamento gere frutos, é necessário que a empresa tenha todas as suas ações voltadas para o cliente, fazendo com que eles se sintam a peça mais importante da relação comercial, pois os clientes são a fonte de receita que mantém a empresa em pleno funcionamento. Para ajudar e estreitar os laços de comunicação com o cliente, as empresas devem utilizar todos os meios de comunicação, mantendo um relacionamento direto com seu público: Facebook, Instagram, Twitter, etc.

Dicas para um Marketing de Relacionamento de sucesso

  • Conheça seus clientes:
  • Aproveite todas as oportunidades para verificar os dados cadastrais mais importantes, isso pode ser feito após cada compra, por exemplo.

  • Segmente os clientes através de critérios relevantes como:
  • Gênero e posteriormente personalize uma campanha focada na necessidade de cada um;

  • Crie ações que incentivem o retorno:
  • Utilize programas de fidelidade, os quais o cliente ganhará benefícios para retornar e comprar novamente.

  • Trabalhe com o relacionamento de 'via dupla':
  • Além de falar com o cliente, é muito importante ouvi-los, e claro, ter canais abertos para isso.

    Implante canais de ouvidoria menos burocráticos e mais preparados para dialogar com o cliente, gerando respostas rápidas e diretas;

O Marketing de Relacionamento pode ser implantado com poucos recursos, aproveitando a beleza da propaganda boca a boca e conquistando clientes fiéis a cada dia.

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