Certamente você já visitou uma padaria bem organizada, repleta de guloseimas, que contava com vendedores atenciosos e simpáticos. Você pode nem ter comprado nada, mas se lembra da experiência que teve lá dentro, muito provavelmente mantendo uma imagem positiva do negócio.

Nos últimos anos, podemos observar inúmeros cases de Marketing de Experiência, promovidos por pequenas e grandes empresas, que deram muito certo e hoje são exemplos. Diante de tantas opções e competitividade no mercado, são essas ações que irão contar como diferencial para que as pessoas escolham a sua marca e não outras semelhantes!

Os consumidores escolhem a marca pela sensação que ela desperta como:

  • Prestígio social;
  • Maneira como os vendedores tratam os clientes;
  • Exclusividade;

  • Tudo isso depende de um estudo, que entenda bem o consumidor e que utilize os famosos 3V's do marketing de Experiência. Por isso é essencial ter uma equipe devidamente capacitada para criar estratégias assertivas e eficazes.

    Quer entender um pouco mais sobre o assunto e saber como criar momentos inesquecíveis para seus consumidores? Continue a leitura!

    O que é Marketing de Experiência?

    Marketing de Experiência é uma estratégia utilizada para: atrair, engajar e fidelizar clientes à uma marca através de experiências memoráveis e imersivas, capazes de envolver o público fisicamente e emocionalmente para estabelecer vínculos afetivos com os mesmos.

    Esse tipo de tática é muito eficiente para melhorar a experiência do cliente, não apenas no momento da compra, mas também após ele ter adquirido o produto, ou seja, desde antes dele comprar, até depois da compra do serviço ou produto, garantindo assim a sua satisfação e experiência positiva com a marca.

    Por que devo utilizar o Marketing de Experiência em meu negócio?

    Com essa estratégia, as empresas fortalecem o vínculo que possuem com os consumidores, tornando esse relacionamento mais intenso e profundo. Sendo assim, além da fidelização do cliente, as empresas conseguem encantá-los a ponto deles defenderem a marca e ainda fazer uma propaganda positiva (ou marketing gratuito) para novos consumidores.

    Vantagens de usar o Marketing de Experiência em seu negócio

    • - Favorecimento de feedbacks: é preciso estar sempre atento ao que o publico diz, seja algo positivo ou uma sugestão de melhoria. A intenção que, através de cada ação promovida, seja possível utilizar insights provenientes dos consumidores para melhorar a marca;

    • - Identificação com a marca: o ideal é que as pessoas estejam vinculadas não apenas ao produto, mas também com a sua ideia e proposta de negócio;

    • - Fidelização de clientes: uma boa ação de Marketing de Experiência em um local público, ajuda a atrair pessoas que nem mesmo conhecia sua marca antes;

    O Marketing de Experiência é uma excelente estratégia para reter e atrair o público. Coloque em prática as dicas deste artigo, busque ajuda de uma Agência de Marketing e promova momentos inesquecíveis para seus consumidores.