O Marketing de Experiência é uma estratégia de marketing muito eficaz, quando bem feita. Para fazer com que o seu cliente tenha uma boa experiência com o seu serviço ou produto, muitas vezes não é preciso investir tanto dinheiro quanto você pensa. Basta pensar nos mínimos detalhes e resolver as dores dele, de uma forma que o encante em cada detalhe.

Provavelmente você já sabe que uma das principais estratégias do marketing de experiência é usar os 3Vs em seu negócio, já falamos sobre essa técnica no blog, basta clicar aqui e ler o artigo. Hoje, trouxemos alguns cases importantes pra você se inspirar. Confira!

O que é um case de sucesso?

Os cases (casos) de sucesso no marketing diz respeito a estratégias de marketing que foram assertivas e consequentemente bem-sucedidas, gerando um retorno positivo para a empresa.

Para ter resultados positivos na divulgação de um serviço ou produto, é essencial realizar estudos sobre quais plataformas e veículos de comunicação são mais indicados para a divulgação do mesmo. É muito importante conhecer o interesse do público, para que a estratégia seja totalmente assertiva.

Saiba a seguir quais foram as empresas que se tornaram famosas através de suas campanhas de comunicação e se tornaram verdadeiros cases de sucesso de marketing!

Starbucks

A marcar de cafeteria não é famosa mundialmente apenas por suas lojas, mas também pelas fotos dos copos de café mais “instagramáveis” que existem. Afinal, quem nunca esteve em uma das lojas de café mais famosa do mundo e não fez uma foto do copo para postar nas redes sociais?!

Esse sucesso todo vem do fato de terem criado uma cultura com a marca, gerando uma comunidade que atualmente, possui milhares de fãs engajando naturalmente a marca nas redes sociais. Consequentemente, estimulando outras pessoas a irem ao local a cada foto postada. Você pode acompanhar como a Starbucks se tornou este fenômeno a partir do case que contamos em nosso Instagram, basta clicar aqui e você será automaticamente direcionado para a página.

A marca produz bastante conteúdo nas mídias sociais e ainda estimula a criação do consumidor. Além disso, investe em conteúdo diferenciado no YouTube com dicas focadas em seu público.

Magazine Luiza

A rede de lojas Magazine Luiza oferece ao público um site mais acessível e redes sociais com conteúdo relevante, a marca também inovou muito com a criação de seu próprio avatar, a Lu.

Esse avatar é popularmente conhecido por interagir frequentemente com os internautas através das redes sociais da loja e das propagandas que são veiculadas pela própria marca. Com a criação da Lu, e a aproximação informal com o público, a rede de lojas elevou consideravelmente seu lucro anual.

Atualmente, a Magazine Luiza, possui lojas em mais de 17 estados e conta com aproximadamente mil lojas no Brasil, tudo graças a boa qualidade do serviço e do produto oferecido, e devido a excelente estratégia de marketing.

MasterCard

Empresas que prestam serviços também tem grandes cases de sucesso de marketing como é o caso dos cartões de crédito Mastercard e sua campanha denominada “Mastercard Surpreenda”, que tem como objetivo a fidelização de clientes.

A empresa investiu em campanhas que mostram formas de utilizar os benefícios que os seus parceiros oferecem para quem acumular pontos ao comprar produtos utilizando os cartões da bandeira.

A Mastercard também facilitou o sistema de acúmulo de pontos para alcançar novos clientes, com o foco principal em gerar benefícios para pequenas compras do dia a dia.

Havaianas

Uma das marcas mais queridas do Brasil, não poderia ser deixada de lado. Estamos nos referindo a Havaianas, a que “Todo mundo usa”.

Os produtos Havaianas eram conhecidos como produtos utilizados por trabalhadores. No entanto, a empresa precisou mudar essa imagem para conseguir alcançar novos mercados, principalmente na Europa. Porém queria mudar essa imagem sem deixar de atender o público da classe C brasileira.

Através de pesquisas de mercado, descobriram que todo mundo usava, mesmo que em casa, os chinelos. Com essa informação valiosa, a empresa passou a utilizar o famoso slogan “Todo mundo usa”.

Junto a isso, a empresa passou a investir em produtos com mais variedades de cores e modelos, com o objetivo de conquistar o mercado internacional e as classes A e B brasileira. Tudo isso adicionado à uma comunicação brasileira, com peças coloridas e muito bom humor.

Um bom conteúdo é fundamental para agregar valor à marca, ao serviço ou produto da empresa. Portanto, não há uma fórmula exata a ser seguida, afinal, cada organização tem suas particularidades e tem um valor agregado diferente.