Compartilhe nas redes sociais:

Você sabe qual a grande diferença entre um marketing eficiente e um que não gera resultados?! O direcionamento! No Marketing há duas ferramentas para ter um direcionamento assertivo: o público-alvo e a persona, e cada uma tem suas características e aplicações ideais.

Hoje, vamos falar sobre as principais diferenças entre público-alvo e persona, sua importância e as melhores formas de aplicá-las em seu negócio!

O que é público-alvo:

Público-alvo é um termo muito conhecido no meio do marketing e das comunicações empresariais. Nada mais é que: a definição social, demográfica e econômica de quem vai consumir o seu produto. É importante destacar que o público-alvo está diretamente ligado aos serviços e produtos que você oferece e consequentemente, é aquele que trará lucro para sua empresa.

Quanto mais informações você dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de você entender seus desejos e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois terá a chance de criar estratégias direcionadas e assertivas, diminuindo chances de erros. Isso inclui dados como: estado civil, formação, hábitos de compra, idade, profissão, classe social, poder aquisitivo e região do país.

Importância do Público-Alvo:

Através do público-alvo você entenderá quem é o foco da sua empresa, para qual fatia da população você deve criar uma comunicação assertiva e com base nisso, criar um bom argumento de venda.

Ao definir seu público-alvo, você elimina uma grande quantia de pessoas que possivelmente seriam impactadas por um anúncio, sem possuírem interesse naquele conteúdo. Assim, você consegue otimizar o investimento da empresa e direcionar seu trabalho para atingir aquela parcela da população que realmente tem interesse em seu negócio e nos produtos que você está oferecendo.

Vantagens de ter um público-alvo bem definido:

- Melhorar identidade da sua empresa;

- Saber o melhor conteúdo para produzir; Pensar nas melhores alterações e melhorias do produto;

- Identificar os melhores canais e eventos para criar;

O que é persona:

Em uma sociedade cada vez mais digital e sem tempo, surgiu a necessidade de produzir estratégias menos massivas, segmentadas e mais atrativas para que as empresas pudessem fidelizar clientes a sua marca através das mídias sociais. Com isso, nasceu o conceito de persona.

Se no público-alvo temos dezenas de perfis consumidores diferentes, pode-se dizer que persona é o retrato do cliente ideal para sua empresa. São personagens semifictícios que reúnem todas as características que um cliente ideal deve ter.

Para definir uma persona, é preciso fazer um trabalho mais minucioso de pesquisa para entender também características um pouco mais subjetivas do cliente. Uma persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente.

Além das características já abordadas no público-alvo, na persona, você encontra:

- Nome fictício, para facilitar a conexão empresa – cliente;

- Profissão;

- Hábitos de compra;

- Estilo de vida;

- Hobbies e valores;

- Breve história sobre o dia a dia da persona;

Vantagens de criar uma persona para seu negócio, além de oferecer um direcionamento específico para a sua equipe de marketing, a persona fornece insights e informações para melhorar seu negócio, como:

- Melhor linguagem;

- Em quais redes sociais investir em anúncios;

- Quais assuntos abordar;

- Melhores momentos para ofertar um produto;

- Palavras-chave;

- Formato de conteúdo ideal;

Como definir uma persona para seu negócio:

Apesar de ser uma representação semifictícia, sua persona precisa ser fundamentada em dados de seus clientes ou do mercado. Para isso você pode fazer entrevistas ou procurar os principais números do seu setor e, por fim, chegar em uma persona ideal para representar seu negócio e fidelizar clientes nas redes sociais.

Diferença entre público-alvo e persona:

Enquanto o público-alvo traz informações gerais sobre seu cliente ideal, como: idade, profissão, estado civil. A persona traz um maior nível de detalhes, além de ajudar a sua equipe de marketing a criar mais empatia, visualizar a melhor linguagem e abordagem nas campanhas. Ela é uma das ferramentas mais expressivas para o seu negócio, por aperfeiçoar o público-alvo e, muito útil para conquistar a atenção de potenciais clientes e fidelizar os atuais. Uma persona torna a empresa mais humanizada e o atendimento mais próximo das pessoas.

Até a próxima!

(18) 99744-8743