Compartilhe nas redes sociais:

Quando falamos sobre mudar o mundo, é sempre muito excitante e por vezes até uma visão romântica das pessoas. Se tratando do design e futuro, é necessário observar com olhos sonhadores, o principal efeito é promover mudanças e aqui falaremos um pouco sobre como o design já mudou e continua mudando o mundo.

A grosso modo, Design Thinking é a forma como o designer pensa, mas, com a estruturação do modelo, não-designers também conseguem aplicar essa abordagem, em outras palavras, é uma abordagem integrada para resolver problemas, categorizados em 5 fases: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. 

Resumindo, o design thinking propõe compreender o que é viável, desejável e possível tecnologicamente, por meio de experimentações e erros, entendendo que os erros não só fazem parte do processo, como é uma consequência necessária para criar algo inovador.

Quando falamos sobre mudanças que o design faz no mundo, existem três características:

1 - Empatia, é a capacidade de se conectar com o outro, levando em consideração suas experiências e perspectivas, o que é diferente de simpatia;

2 - Confiança criativa, quando falamos sobre isso, nos referimos a otimismo acerca das habilidades criativas;

3 - Colaboração, essa característica está ligada com empatia, a colaboração visa compreender determinados problemas através de vários pontos de vista, assim como visões diferentes, buscando backgrounds diferentes e realidades diferentes. 

Este tema desperta certo otimismo sobre o futuro, possuímos as ferramentas necessárias para construir um mundo melhor; a crise econômica expôs as limitações dos modelos existentes, obrigando as empresas a se reinventarem constantemente, expondo seus pensamentos criativos, começando a mudar o mundo com o design, utilizando da aplicação dele em coisas ultrapassadas e transformando-as em novas, além de ser possível aplicar a abordagem e metodologia de design para trabalhar desde o reconhecimento do problema, empatia e interpretação, até as etapas de implementação das soluções.

Por isso, deixamos claro que se você quiser começar a mudar o mundo, comece reinventando velhas coisas.

(18) 99744-8743