Neuromarketing nada mais é que um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Resumindo, esse tipo de ciência mapeia e estuda o cérebro humano, além de aplicar técnicas de Marketing para acionar alguns tipos de emoções na pessoa. Baseando-se nessas reações, os profissionais criam estratégias.
Marketing e Neurociência: o que tem a ver?
Para entender melhor como neuromarketing funciona, é preciso saber como ele funciona no cérebro.
De acordo com a Teoria do Cérebro Trino, criada pelo neurocientista Paul Maclean, nosso cérebro é dividido em três partes: cérebro límbico (sensações e emoções), neocórtex (pensamento racional) e cérebro reptiliano (intuição).
No cérebro límbico acontece o controle das emoções ligadas aos 5 sentidos humanos. Além de ser o local com maior armazenamento da memória e de informações.
No neocórtex ficam os lobos cerebrais, responsáveis por controlar as reações emocionais e permitem que, ao contrário dos animais, desenvolvamos raciocínio lógico.
Já o cérebro reptiliano está ligado as emoções mais primitivas, desenvolvendo o instinto de sobrevivência e algumas sensações como: fome, segurança e sono.
Com o conhecimento desses estudos, os profissionais de marketing conseguem entender como os consumidores guardam as informações obtidas através dos anúncios.
Por meio disso, é possível criar algumas estratégias de consumo específicas, atingindo assim, determinadas emoções ou sensações que alguns produtos ou serviços prevê, obtendo uma maior assertividade na hora de vender.
Como o Neuromarketing pode ajudar o meu negócio?
Esse tipo de marketing é capaz de beneficiar qualquer tipo de negócio. Listamos algumas vantagens para você. Confira!
- Produtos direcionados ao público
- Tomadas de decisões certeiras
- Assertividade nas campanhas publicitárias
Por meio do neuromarketing é possível desenvolver produtos voltados para as necessidades do seu público-alvo.
Não basta ser inovador, o serviço ou produto precisa despertar emoções no subconsciente do seu consumidor.
Essa é uma das principais vantagens de usar Neuromarketing em sua estratégia!
É por meio de alguns métodos e técnicas dessa estratégia que será possível identificar o que realmente interfere no processo de compra e na tomada de decisão dos clientes.
A mesma assertividade proporcionada nos produtos, também pode ser aplicada nas campanhas publicitárias a partir dos conhecimentos adquiridos com o apoio da neurociência.
Maneiras de Aplicar o Neuromarketing
- Storytelling
- Valores
- Gatilhos Mentais
- Estratégia e conceito
Diferente do marketing aplicado em décadas anteriores, a publicidade do século XXI, não pode apenas fazer o anúncio de um determinado produto. Afinal, mais do que seus benefícios, os consumidores querem saber quais valores o produto vai agregar as suas vidas.
Os consumidores atuais não querem apenas comprar um produto, eles também querem defender os valores que sua empresa carrega.
Sendo assim, ao invés de empurrar o seu produto direto para o cliente em potencial, primeiro ofereça algo em troca, como por exemplo: informações pertinentes ou mesmo conteúdos gratuitos.
Os gatilhos mentais são aquelas informações capazes de gerar um impulso à ação do consumidor.
Há dois tipos de gatilhos mentais muito usados: os de escassez como "compre agora", e os de exclusividade como "assine nosso canal e ganhe um e-book exclusivo".
A repetição é um dos melhores métodos de persuasão, no entanto, precisa ser usado com inteligência pelo negócio.
Justamente por esse motivo, utilize em um mesmo conteúdo ou anúncio, a forma estratégica de valores ou outros conceitos importantes para a compra.
Essa repetição na mensagem, além de torná-la mais persuasiva, é capaz de mudar a opinião daqueles que estão mais resistentes a aquisição dos seus produtos ou serviços.
Agora que você já sabe o que é Neuromarketing e descobriu que além de aumentar o poder de vendas, o neuromarketing também pode ajudar no desenvolvimento de produtos mais alinhados com as necessidades do seu consumidor, conte com a Agência Kender, para alavancar ainda mais as suas estratégias!