Neuromarketing nada mais é que um campo de estudo que une o Marketing à Neurociência. Resumindo, esse tipo de ciência mapeia e estuda o cérebro humano, além de aplicar técnicas de Marketing para acionar alguns tipos de emoções na pessoa. Baseando-se nessas reações, os profissionais criam estratégias.

Marketing e Neurociência: o que tem a ver?

Para entender melhor como neuromarketing funciona, é preciso saber como ele funciona no cérebro.

De acordo com a Teoria do Cérebro Trino, criada pelo neurocientista Paul Maclean, nosso cérebro é dividido em três partes: cérebro límbico (sensações e emoções), neocórtex (pensamento racional) e cérebro reptiliano (intuição).

No cérebro límbico acontece o controle das emoções ligadas aos 5 sentidos humanos. Além de ser o local com maior armazenamento da memória e de informações.

No neocórtex ficam os lobos cerebrais, responsáveis por controlar as reações emocionais e permitem que, ao contrário dos animais, desenvolvamos raciocínio lógico.

Já o cérebro reptiliano está ligado as emoções mais primitivas, desenvolvendo o instinto de sobrevivência e algumas sensações como: fome, segurança e sono.

Com o conhecimento desses estudos, os profissionais de marketing conseguem entender como os consumidores guardam as informações obtidas através dos anúncios.

Por meio disso, é possível criar algumas estratégias de consumo específicas, atingindo assim, determinadas emoções ou sensações que alguns produtos ou serviços prevê, obtendo uma maior assertividade na hora de vender.

Como o Neuromarketing pode ajudar o meu negócio?

Esse tipo de marketing é capaz de beneficiar qualquer tipo de negócio. Listamos algumas vantagens para você. Confira!

  • Produtos direcionados ao público
  • Por meio do neuromarketing é possível desenvolver produtos voltados para as necessidades do seu público-alvo.

    Não basta ser inovador, o serviço ou produto precisa despertar emoções no subconsciente do seu consumidor.

  • Tomadas de decisões certeiras
  • Essa é uma das principais vantagens de usar Neuromarketing em sua estratégia!

    É por meio de alguns métodos e técnicas dessa estratégia que será possível identificar o que realmente interfere no processo de compra e na tomada de decisão dos clientes.

  • Assertividade nas campanhas publicitárias
  • A mesma assertividade proporcionada nos produtos, também pode ser aplicada nas campanhas publicitárias a partir dos conhecimentos adquiridos com o apoio da neurociência.

Maneiras de Aplicar o Neuromarketing

  • Storytelling
  • Diferente do marketing aplicado em décadas anteriores, a publicidade do século XXI, não pode apenas fazer o anúncio de um determinado produto. Afinal, mais do que seus benefícios, os consumidores querem saber quais valores o produto vai agregar as suas vidas.

  • Valores
  • Os consumidores atuais não querem apenas comprar um produto, eles também querem defender os valores que sua empresa carrega.

    Sendo assim, ao invés de empurrar o seu produto direto para o cliente em potencial, primeiro ofereça algo em troca, como por exemplo: informações pertinentes ou mesmo conteúdos gratuitos.

  • Gatilhos Mentais
  • Os gatilhos mentais são aquelas informações capazes de gerar um impulso à ação do consumidor.

    Há dois tipos de gatilhos mentais muito usados: os de escassez como "compre agora", e os de exclusividade como "assine nosso canal e ganhe um e-book exclusivo".

  • Estratégia e conceito
  • A repetição é um dos melhores métodos de persuasão, no entanto, precisa ser usado com inteligência pelo negócio.

    Justamente por esse motivo, utilize em um mesmo conteúdo ou anúncio, a forma estratégica de valores ou outros conceitos importantes para a compra.

    Essa repetição na mensagem, além de torná-la mais persuasiva, é capaz de mudar a opinião daqueles que estão mais resistentes a aquisição dos seus produtos ou serviços.

    Agora que você já sabe o que é Neuromarketing e descobriu que além de aumentar o poder de vendas, o neuromarketing também pode ajudar no desenvolvimento de produtos mais alinhados com as necessidades do seu consumidor, conte com a Agência Kender, para alavancar ainda mais as suas estratégias!