O Briefing nada mais é que um documento que servirá como uma espécie de guia para a execução de um projeto.
Este projeto deve conter diversas informações como: dados sobre a empresa, seu mercado de atuação, o público-alvo, e seus objetivos com a campanha ou projeto. Dessa maneira, as equipes terão um direcionamento mais claro para a realização dos seus trabalhos e planos de ação.
Esse Briefing é feito de maneira objetiva, sendo usado como material de consulta e também como material de consulta, além de servir para basear as estratégias e as tomadas de decisão.
O que é Briefing no Marketing?
Resumindo, o Briefing no Marketing é bem parecido com o briefing já descrito acima.
Nesse caso, o briefing no marketing vai servir como um trabalho de descrição do trabalho que será realizado e pode estar endereçado à empresa, área de comunicação do negócio ou mesmo à agência de publicidade responsável pelo projeto.
Qual a importância do Briefing?
Ter um Briefing bem elaborado é tão importante quanto conhecer as técnicas de vendas ou descobrir como atender os clientes através das redes sociais.
Afinal, o Briefing traz uma série de vantagens para o seu negócio. Veja abaixo algumas vantagens:
- Inspiração
- Planejamento
- Organização
- Trabalhos Incríveis
Quando a sua equipe não conhece a história do cliente e qual o propósito dele com a sua empresa, a produção acaba ficando estagnada.
Produzir somente para apresentar um trabalho é um erro que você jamais deve cometer. Sendo assim, não tente desenvolver conteúdos buscando somente a aprovação do cliente ou simplesmente na sorte. Com a ajuda do briefing, é possível ter campanhas e estratégias assertivas, além de direcionadas para o objetivo final.
Um Briefing não ajuda somente a entender o negócio do cliente, mas também oferece condições para sua agência seguir um planejamento adequado.
Com um processo bem definido, as chances do projeto atingir os objetivos acabam sendo enormes. Isso ajuda a mostrar para o cliente que a estratégia traçada pela sua empresa é organizada e sua equipe entende o que está fazendo.
Mas, lembre-se: para conquistar esses benefícios, você não pode desenvolver um briefing de qualquer jeito. É preciso ter atenção a alguns detalhes determinantes para o sucesso do projeto planejado.
Um dos principais objetivos do briefing é agrupar as informações mais relevantes da empresa do cliente. Dessa maneira, ao escrever um texto ou produzir uma peça publicitária, você terá todos esses dados à mão, visto que os conteúdos são separados em blocos.
Para que o Briefing se torne um grande aliado na estratégia, apresente as informações de maneira clara e objetiva. Caso contrário, quem tiver acesso aos documentos entrará em um verdadeiro labirinto e será impossível entender quais pontos merecem mais atenção.
Quando o time de marketing de uma determinada agência conhece a história de seus clientes e por meio do briefing, será possível atender todas as expectativas e demandas do cliente. Isso aumenta a produtividade da equipe e também a satisfação do consumidor.
Por isso, mesmo que a rotina da sua empresa seja agitada, busque reservar um tempo para executar esse trabalho. Afinal, o custo benefício vale à pena.
Como criar um Briefing
Agora que você sabe o que é Briefing e qual a sua relevância. Veja abaixo um breve passo a passo de como criar um para o seu negócio.
- Dados da Empresa
- Informações sobre o produto
- Conheça o público-alvo
- Dados do mercado e atuação
- Informações sobre a concorrência
- Definição dos objetivos
- Definição do orçamento
- Definição do cronograma
Reúna informações relevantes que retratam a atual situação da empresa, por exemplo:
- Faturamento anual/mensal;
- Histórico da empresa;
- Políticas internas e externas da empresa;
- Nome / características do produto;
- Como ele é produzido e distribuído;
- Quais os diferenciais;
- Qual o custo e rentabilidade?
Além de conhecer o público-alvo, é importante apresentar as personas de seu negócio, o perfil dos clientes ideais para ter um briefing do projeto completo.
- Faixa de idadei;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Localização;
- Hábitos de consumo;
- Qual o tamanho do mercado;
- Existe sazonalidade?
- A dinâmica do mercado se dá sob quais influências? (ambiental, regional, sazonal, política, econômica);
- Quais os concorrentes diretos e indiretos?
- Qual a política de preços adotados pela concorrência?
- Como seus concorrentes se posicionam no mercado?
- Intensificar as vendas;
- Ser mais lembrado pelo público;
- Estabelecer um posicionamento;
- Reforçar a imagem do mercado;
- Qual a quantidade de verba disponível?
- Quanto vai custar cada uma das ações previstas?
- Qual o prazo para a finalização do projeto?
- Quais etapas são mais urgentes e precisam ser executadas primeiro?
O objetivo de um Briefing é passar informações importantes para seus clientes e parceiros. Apresente o máximo de informações mantendo o foco em suas metas.
Agora que você sabe o que é Briefing e qual a sua importância, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre o que é Briefing.