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O maior objetivo desta técnica é fazer com que os clientes se tornem fãs dos serviços e produtos prestados pela empresa.

Diante da concorrência que pode oferecer os mesmos produtos a preços parecidos, é preciso se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também pode realizar o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu lucro.


Qual a importância do Marketing de Relacionamento?
Não é muito sensato apenas conquistar novos clientes e, simplesmente, ignorar aqueles que já foram conquistados. É muito importante manter quem confiou em seu produto ao menos uma vez e é muito interessante que ele tenha plena satisfação com o que lhe é oferecido, pois assim, pode não só retornar mais vezes e comprar mais, mas também ser uma fonte de novas receitas, com indicações e recomendações para amigos, familiares e conhecidos.

Não à toa, atualmente uma das ferramentas mais utilizadas no Marketing de Relacionamento é aquela de premiar quem indica um amigo com cupons de descontos ou coisas do tipo. Hoje, o cliente pode ser conquistado de diversas formas. Abrindo o feed do Instagram ou recebendo um e-mail com ofertas imperdíveis, por exemplo. O marketing digital é uma das ferramentas mais utilizadas para criar essa relação mais próxima com o cliente, justamente porque atualmente vivemos em tempos de fácil acesso à tecnologia e informações rápidas.


Como implantar o Marketing de Relacionamento em sua empresa?
Desde o início, a empresa precisa ter um bom sistema de atendimento que conquiste o seu cliente, de forma que a relação seja efetivada com a venda do produto ou serviço positivamente, se estendendo assim para outras operações de vendas.

Para que a empresa tenha êxito ao implantar o Marketing de Relacionamento é de extrema importância que os clientes falem positivamente de seus produtos e serviços, mostrando a importância de tê-los em sua vida. Ou seja, seus clientes se tornarão uma forma de propaganda, pois eles propagarão de forma gratuita o retorno que seus produtos trazem pra eles, estimulando novas pessoas a utilizarem seus serviços e produtos.

Para que o plano de Marketing de Relacionamento gere frutos, é necessário que a empresa tenha todas as suas ações voltadas para o cliente, fazendo com que eles se sintam a peça mais importante da relação comercial, pois os clientes são a fonte de receita que mantém a empresa em pleno funcionamento. Para ajudar e estreitar os laços de comunicação com o cliente, as empresas devem utilizar todos os meios de comunicação, mantendo um relacionamento direto com seu público: Facebook, Instagram, Twitter, etc.


Dicas para um Marketing de Relacionamento de sucesso:

O Marketing de Relacionamento pode ser implantado com poucos recursos, aproveitando a beleza da propaganda boca a boca e conquistando clientes fiéis a cada dia.

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