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Certamente você já visitou uma padaria bem organizada, repleta de guloseimas, que contava com vendedores atenciosos e simpáticos. Você pode nem ter comprado nada, mas se lembra da experiência que teve lá dentro, muito provavelmente mantendo uma imagem positiva do negócio.

Afinal, diante de tantas opções e competitividade no mercado, em geral, são essas ações que irão contar como diferencial para que as pessoas escolham a sua marca e não outras semelhantes!

Os clientes da Apple, por exemplo, vivenciam uma experiência de compra incrível, mesmo que os produtos oferecidos pela loja sejam semelhantes com o da concorrência (e, muitas vezes bem mais caros).

Os consumidores escolhem a marca pelas sensações que ela desperta como: o prestígio social, a forma como os vendedores tratam seus clientes e a exclusividade. Tudo isso depende de um Marketing de Experiência bem estudado e que entenda bem o consumidor.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto e saber como criar momentos inesquecíveis para seus consumidores? Continue a leitura!

 

O que é Marketing de Experiência

Marketing de Experiência é uma estratégia utilizada para atrair, engajar e fidelizar clientes à uma marca, através de experiências memoráveis e imersivas, capazes de envolver o público fisicamente e emocionalmente para estabelecer vínculos afetivos com os mesmos

Esse tipo de tática é muito eficiente para aprimorar a vivência do cliente, não apenas no momento da compra, mas também após ele ter adquirido o produto. Ou seja, desde antes dele comprar, até depois da compra do serviço ou produto, garantindo assim a sua satisfação e experiência positiva com a marca.

Por que utilizar o Marketing de Experiência?

Aderindo à técnica, as empresas fortalecem o vínculo que possuem com os consumidores, tornando esse relacionamento mais intenso e profundo.

Sendo assim, mais do que fidelizar, as empresas conseguem encantá-los a ponto de a pessoa defender a marca e ainda fazer uma propaganda positiva para novos consumidores.

Além disso, o Marketing de Experiência pode trazer muitas vantagens, como:

- Aumento da Fidelização de clientes – através de eventos promovidos pela marca para divulgar seus produtos ou serviços;

- Favorecimento de feedbacks – é preciso estar sempre atento ao que o publico diz, seja algo positivo ou uma sugestão de melhoria. A intenção que, através de cada ação promovida, seja possível utilizar insights provenientes dos consumidores para melhorar a marca;

- Identificação com a marca – o ideal é que as pessoas estejam vinculadas não apenas ao produto, mas também com a sua ideia e proposta de negócio;

- Fidelização de clientes – Uma boa ação de Marketing de Experiência em um local público, ajuda a atrair pessoas que nem mesmo conhecia sua marca antes

O público percebe a experiência através do: Sentido (experiências positivas e negativas podem ser cheiradas, ouvidas, provadas e percebidas); Pensamento (é a ideia de inovar, sair do padrão); Sentimento (pode ser um sentimento de decepção ou apoio); Ação (ações online e promocionais são algumas estratégias para criar experiências inesquecíveis); Identificação (essa identificação é um forte indicativo de fidelidade).

O Marketing de Experiência é uma excelente estratégia para reter e atrair o público. Coloque em prática as dicas deste artigo e promova momentos inesquecíveis para seus consumidores!

(18) 98120-6506