O que a maioria das pessoas imaginam é que existe uma pílula mágica que se tomar, automaticamente passará a ter ideais incríveis e fantásticas para escrever ou criar conteúdos incríveis.
O que podemos afirmar com toda certeza do mundo é que, nesse caso, não existe pílula mágica e pasmem: a criatividade não é um dom. Criatividade está muito mais relacionada a técnicas, treino, muito trabalho e a certeza de que na maioria das vezes, suas ideias serão ruins. Aliás, arriscamos escrever aqui que, na maior parte do tempo, elas serão ruins. No entanto, há dias em que aquele lampejo de ideia surgirá em sua cabeça e mudará o jogo completamente.
Para facilitar a sua vida e estimular ainda mais seu lado criativo, separamos as principais dicas e técnicas que nossa equipe utiliza para escrever e criar conteúdos. Confira!
- I. Tenha curiosidade
- II. Tenha um Diário
- - Quais são seus maiores medos?
- - O que você vive adiando e onde essa procrastinação está te levando?
- - Do que você reclama o tempo todo?
- - Escrever ideias pessoais;
- - Problemas pessoais para resolver;
- - Formas de melhorar seu marketing e seu produto;
- III. Acabe com a Liberdade
- Tempo
Faça um exercício chamado "Micro Sprint".
Determine quanto tempo por dia irá dedicar exclusivamente para escrever e nada mais.
Se você é iniciante na área, comece com 5 minutos diários e se já está mais acostumado, pode passar dos 30 minutos.
Realize essas atividades naquele momento em que você não terá interrupções externas.
Afinal, quanto mais você escreve, mais acostumado você fica. Tanto sua capacidade de digitação, criatividade e qualidade do texto irão aumentar com o tempo.
Ao limitar o tempo, você é obrigado a trabalhar com o chamado, hiper foco, evitando distrações e desenvolvendo ideias da melhor qualidade.
- Tema
- IV. Esteja sempre Informado
- V. Cuide do seu ambiente de trabalho
- VI. Exercite sua criatividade diariamente
Resgate a sua natureza criativa voltando as fases dos questionamentos, os famosos "porquês" que você tanto usava quando era apenas uma criança descobrindo o mundo.
Observe atentamente as coisas que estão ao seu redor e questione-se se aquilo poderia ser diferente do que é; como funciona; poderia ser melhor?
Essa é uma das formas mais eficazes de treinar o cérebro. Treine-o para enxergar além do óbvio, muito além do que se vê e é comum a todos.
A ideia aqui é que você escreva, de forma livre e sem julgamento, tudo o que está em sua cabeça diariamente. Mas, lembre-se: não leia o que foi escrito nas páginas anteriores por pelo menos 8 semanas.
Após essas oito semanas, leia e analise o que foi escrito, se questione sobre alguns pontos:
Analise calmamente e grife aqueles trechos que mais se repetirem ou chamarem a sua atenção. Em geral, são esses pontos grifados que podem estar te impedindo de ser ainda mais criativo.
Depois que tiver identificado esses padrões, pense em ações para resolvê-los. Você pode continuar escrevendo ou usar as páginas desse diário para pensar sobre alguns assuntos específicos como:
Ao manter esse diário e escrever ideias ou pensamentos, com o tempo você notará que não falta criatividade em sua rotina. Você é que não tinha dado espaço para que ela viesse à tona.
Ter liberdade criativa é um o sonho de todo escritor. Pense com a gente: escrever na hora que quiser, no momento que desejar... Parece excelente, não é mesmo?!
Se pensarmos romanticamente do que é ser escritor, sim.
No entanto, se você não quer ser mais um seguindo o estereótipo do artista torturado, que não consegue repetir a ideia genial que teve uma vez na vida, o ideal é começar a restringir sua criatividade.
O exemplo que podemos te dar é o de Israel. Israel é um país, no meio do deserto, repleto de condições climáticas desfavoráveis. No entanto, é um dos maiores polos de inovações e tecnológicas do mundo.
Já parou para pensar qual o motivo disso?
Ao ter limite de matéria-prima e condições desfavoráveis, os israelesenses precisaram trabalhar mais a criatividade para resolver esses problemas usando recursos que tinham e não só aqueles que gostariam de ter.
Veja algumas restrições que você pode colocar na hora de escrever:
Escolha o tema do texto no dia anterior. Aproveite e realize uma pesquisa sobre o assunto, avaliando tudo o que já foi dito sobre o tema, dados relevantes que podem ser utilizados na hora de escrever e estruture os tópicos da melhor maneira para usá-lo.
Ao definir sua ideia, permaneça nela. Dessa maneira você conseguirá ter mais clareza e profundidade nas ideias para desenvolver o texto.
Sair da caixinha requer dar um passo totalmente diferente daquele que você já está acostumado. Ou seja, isso significa quebrar os velhos hábitos que estão enraizados em sua rotina.
Ler conteúdos da sua área é uma das melhores formas de ativar a criatividade, mas buscar livros de outras especialidades pode ser melhor ainda.
Uma tática muito usada por empresas criativas é a de colocar pequenos brinquedos na mesa de trabalho.
Dessa maneira, os profissionais podem acessar a criança interior e destravar a criatividade.
Pode até parecer besteira, mas o efeito é muito interessante.
Qual é a atividade criativa que você mais gosta de fazer?
Pode ser escrever um diário de gratidão, tocar violão ou mesmo brincar com o seu doguinho.
A verdade é que não importa.
Busque reservar um tempo para usar sua criatividade com o que você gosta. Você notará que ela fluirá naturalmente.
3 ferramentas para desenvolver a criatividade
- Brainstorming:criado pelo publicitário Alex Osborn, nada mais é que uma reunião de trabalho para discutir ideias para uma solução mais criativa. Cada participante anota o que tem em mente e apresenta para o grupo. Dessa forma, chegam juntos à melhor solução para o problema.
- Mural:uma plataforma colaborativa e online onde a equipe pode reunir todas as ideias e referências que têm em mãos para resolver um problema.
- Conceptboard: nada mais é que um quadro para colocar e agrupar referências e estimular a participação de todos. Dentro dele, podem ser criados conceitos e observações para a criação de um produto ou serviço.
- MindMeister: é um software colaborativo criado para gerenciar mapas mentais. Pode ser usado tanto para administrar e gerenciar informações quanto para planejar ações estratégicas de um negócio.
Agora é com você: coloque tudo o que aprendeu com este artigo em ação para desenvolver sua criatividade e tornar seu trabalho ainda mais interessante.