Saber como criar um Briefing é extremamente importante para garantir que aquele tão sonhado projeto, atinja os objetivos e expectativas que foram traçados durante o planejamento. Afinal, um Briefing mal feito pode ser resultar em tragédia e resultados ruins.
Mas, para que serve o Briefing?
O Briefing é um documento criado pela equipe de Marketing com o objetivo de reunir todos os dados que o cliente ou a empresa tem para a criação de determinados projetos como: identidade visual, campanha publicitária ou campanha de Marketing.
Resumidamente o Briefing é como um manual de instruções criado pela equipe de Marketing ou Publicidade elabora com o objetivo de reunir todos os dados que o cliente tem para a criação dos projetos como: identidiade visual, campanha publicitária ou campanha de Marketing.
Os dados obtidos por meio do Briefing, vão servir para que toda a equipe da agência de marketing ou publicidade trabalhem tendo em vista o mesmo objetivo. Isso só é possível porque um bom Briefing é construído diante das principais necessidades apontadas pelo cliente.
A importância de ter um bom Briefing
Há diversos benefícios que resultam de um bom Briefing ao iniciar um novo projeto. Veja as principais vantagens de ter um bom Briefing:
- - Maior produtividade e eficiência;
- - Resultados Alinhados;
- - Organização;
- - Inspiração;
- - Planejamento;
- - Trabalhos Épicos;
3 Principais categorias que um Briefing deve ter
- I. Dor
- II. Impacto
- Objetivos do Projeto
Ao solicitar um projeto à uma agência, a dor mais comum que o cliente costuma relatar é o típico "preciso aumentar os lucros da minha empresa".
No entanto, é sempre bom lembrar que essa não é uma dor real e sim, uma dor superficial. Para saber qual é a dor real de um cliente, é preciso entender mais a fundo o real problema do cliente através de algumas perguntas pontuais e assertivas.
Ao entender qual é a dor superficial do cliente - neste caso, vender mais - é preciso entender o impacto dessa dor para o cliente.
Busque entender por que ele precisa vender mais. Há 3 tipos de dores a serem investigadas de acordo com o segmento e o nicho de mercado do seu cliente. Veja abaixo alguns exemplos de dores.
Dor de negócios: "por que se eu não vender mais..."
- Vou precisar demitir funcionários;
- Vou ter que fechar as portas da minha empresa;
- Não será possível investir em ferramentas de melhoria para a empresa;
Dor técnica
Hoje não consigo aumentar os lucros da empresa porque não possuo uma equipe qualificada.
Dor pessoal: "porque se eu não vender mais..."
- Vou ser demitido;
- Vou ter que desistir das férias com a minha família;
Ao saber que se o cliente não aumentar as vendas em 5%, por exemplo, haverá um impacto negativo significante, é preciso traçar as estratégias, que estarão alinhadas com a dor inicial. Ou seja, o cliente sentirá que sua agência "comprou a briga junto com ele" e que você estão alinhados com o objetivo principal.
A definição se a proposta de sua agência terá gestão de inbound marketing, mídias sociais, tráfego de dados, etc., só fará sentido se isso for resolver os problemas do cliente em primeiro lugar. Se não, você terá oferecido uma proposta totalmente sem sentido e consequentemente "esfriará" a sua relação com ele.
Agora que você sabe como fazer um bom Briefing, conte com nossa equipe e tenha acesso a estratégias incríveis para alavancar os resultados da sua empresa!