Aparentemente, realizar compras online caiu no gosto dos brasileiros. Claro que a pandemia de Covid-19 pode ter sido um dos principais gatilhos para essa mudança, para evitar que aglomerações desnecessárias fossem causadas. Além disso, precisamos falar de toda comodidade, segurança e preços competitivos que o mercado online tem gerado nos últimos anos.

Essas vantagens do CRM para o E-commerce ultrapassam o típico atendimento ao cliente. Afinal, essa plataforma têm todas as ferramentas necessárias para captar novos leads e aumentar ainda mais o desempenho de toda sua equipe.

Por ser fonte de informações muito relevantes sobre a Jornada do Consumidor em todo o site, o CRM acaba se tornando um aliado para as equipes de marketing.

Relembre o que é CRM

CRM (Customer Relationship Management), é um software responsável por gerenciar todas as relações entre cliente e empresa.

Esse software pode ser implementado em quase todas as categorias comerciais e de empreendimentos, sejam eles empresas pequenas ou grandes.

Este software apresenta uma grande vantagem competitiva para as empresas, assim como outros sistemas, ele pode ser editado sob medida, segundo as necessidades do negócio.

CRM para E-commerce: 4 principais vantagens

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o uso do CRM também é benéfico para melhoria de experiência do consumidor, já que por meio dele uma empresa pode produzir conteúdo diferenciado e enviar ofertas para cada público-alvo.

E, acredite, esse feito só é possível porque ao utilizar o CRM, a companhia passa a alcançar informações mais precisas, como idade, sexo, gênero, região de origem, ticket-médio, etc.

  • I. CRM é de extrema importância para boa imagem do E-commerce
  • Uma das principais barreiras para o E-commerce são a insegurança e descrença do público. Mesmo uma empresa investindo horrores em cibersegurança, as fraudes existem e acontecem frequentemente, levando parte dos consumidores a trocarem a compra online, pela tradicional compra em loja física.

    Através do sistema CRM, além da empresa identificar perfis com atitudes estranhas e fraudulentas, ela pode cativar aqueles clientes que colocaram produtos no carrinho e, que por algum motivo, acabaram desistindo da compra.

    Para atrair esse cliente "fujão" novamente, a estratégia ideal é mandar um e-mail marketing ou mesmo uma notificação no app do celular para esses grupos de consumidores, com intuito de lembrá-los, oferecer conteúdos especiais e até mesmo descontos.

    Ao notar que a empresa está se preocupando e notando eles, os clientes acabam ficando mais dispostos e tranquilos para realizar as compras.

  • II. CRM aumenta as vendas e os lucros
  • Em geral, o objetivo de todo E-commerce acaba sendo o aumento das vendas e consequentemente dos lucros, não é mesmo?! E por meio do CRM, é possível aumentar ainda mais a lucratividade da empresa.

    Através do software que fornece informações detalhadas, as empresas têm a capacidade de estruturar diversos funis de vendas mais assertivos.

    Ao ter em poder esses dados, dentro da mesma plataforma, a empresa também acaba tendo mais tempo para focar em trabalhos que tenham a ver com o chamado "core business" do empreendimento. Quanto maior a dedicação aos clientes e leads, maior será as possibilidades de conversão de vendas.

  • III. Segmentação com CRM
  • Aqui, vamos usar um exemplo simples:

    • Se um consumidor entra em uma determinada loja, observa os produtos que gosta e vai embora, essa loja tem pouquíssimas chances de caracterizar o perfil daquele cliente. Já no E-commerce o que acontece é o inverso, ainda mais quando a empresa possui um software de CRM disponível.

    No E-commerce, com alguns poucos cliques a equipe consegue descobrir com precisão quais produtos os consumidores visitaram, quanto tempo permaneceram no site, o que eles pesquisaram, o que compraram, etc. É através desses dados que a empresa poderá criar campanhas específicas para diferentes alvos.

  • Estratégias assertivas e eficazes com CRM
  • Antigamente, o setor de marketing das empresas tinha que seguir, de certa forma, a intuição. Até porque, era praticamente impossível prever se uma campanha seria capaz de gerar o resultado esperado.

    Atualmente esse cenário é bem diferente. Por meio do CRM, a equipe de marketing tem acesso ao perfil completo de todo lead e cliente que tem alguma relação com a empresa.

    Dessa forma é possível saber quais campanhas tiveram o maior retorno e onde é preciso melhorar. Essa transformação na maneira de impulsionar a comunicação teve um impacto imenso no faturamento dos negócios. Por estar em argumentos sólidos e palpáveis, a empresa sabe exatamente, onde e quando investir seus recursos financeiros.